O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, celebrou no passado dia 16 de abril de 2023, o 105.º Aniversário da Batalha de “La Lys” e Dia Nacional do Combatente, junto ao Monumento do Combatente, na Cidade de Estremoz.
A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria 3, Coronel de Cavalaria Lourenço Manuel Simões de Azevedo que se fez acompanhar pelo Adjunto do Comandante do RC3 Sargento-Mor de Cavalaria Paulo Verdade.
Esta efeméride contou ainda com a presença Presidente da Câmara Municipal de Estremoz – Dr. José Manuel Sádio; Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz – Dr Ricardo Catarino e demais vereadores; Presidente da Câmara Municipal de Borba – Dr. António Anselmo; Presidente da Câmara Municipal de Sousel – Eng.º Manuel Valério; Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa – Dr. Inácio Esperança e Presidente da Câmara Municipal de Fronteira – Dr. Rogério Silva. Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Estremoz; Comandante do Destacamento e Posto da GNR de Estremoz, Representante da Polícia de Segurança Publica; Diretora do IEFP Estremoz – Dr.ª Deolinda Ramalho; Presidente da Residência S. Nuno de Santa Maria – SMor Vítor Caldeira, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Estremoz; Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estremoz; Associação CIDADE – Prof. Pedro Nunes da Silva; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz; Associação de Comandos; Direção da Banda Filarmónica “ A Lusitana” e Associação Cultural musical Estremoz.
O evento teve início com o Hastear Bandeira da Liga dos Combatentes junto à sede do Núcleo. Pelas 11h00, junto do Monumento, tiveram inicio as cerimónias comemorativas da efeméride com a seguinte sequência:
• Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia;
• Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do Regimento de Cavalaria 3; 
• Deposição de Coroas e Ramos de Flores na base do Monumento por quinze entidades;
• Momento de reflexão/Invocação Religiosa;
• Alocução alusiva à efeméride pelo Presidente do Núcleo, SMor Cav Jorge Carujo;
• Imposição de medalhas comemorativas das Campanhas a antigos combatentes, referentes aos Teatros de Operações de Angola e Guiné.
A culminar as comemorações do 105.º Aniversário da Batalha de “La Lys”, e Dia do Combatente os convidados e associados foram brindados com o tradicional almoço de confraternização, que decorreu nas instalações do Regimento de Cavalaria 3.
Todos os presentes, tiveram oportunidade de visitar o interior do Regimento de Cavalaria 3, nomeadamente a Coleção Visitável, Biblioteca, Salão Nobre, Casa dos Arreios, Claustros e Picadeiro local onde decorreu o almoço. Foi ainda colocada junto ao local do almoço, uma exposição estática de material, constituída por viaturas táticas de reconhecimento (AML Panhard M11).
Presenciaram a cerimónia, bem como, estiveram presentes no almoço mais de duas centenas de pessoas. Pela presença massiva de tão elevado número de participantes demonstrou-se mais uma vez que a efeméride ali vivida em data nacional festiva, como é o Dia Nacional do Combatente, conjugando em harmonia, recordação, homenagem e reconhecimento, foi inequivocamente demonstrada a solidariedade e consideração pelos Combatentes, por Portugal.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui