No passado dia 16 de abril, o Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes realizou a cerimónia evocativa do Dia Nacional do Combatente, junto ao talhão da Liga dos Combatentes no Cemitério Municipal de Monção, para evocar o 105.º aniversário da Batalha de La Lys, que provavelmente, é o dia do maior desastre militar português desde a Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, e que foi a efeméride escolhida para o Dia do Combatente.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção – Dr. António Barbosa e contou com as presenças do Presidente de Junta de Freguesias de Mazedo e Cortes – Tiago Morais Rodrigues e do Presidente de Junta de Freguesias de Monção e Troviscoso – Vítor Manuel Rodrigues da Silva. Estiveram presentes, a acompanhar o guião do Núcleo de Monção um grupo alargado de combatentes Monçanenses, em formatura que muito abrilhantaram a cerimónia, e a Direção do Núcleo. Do evento destaca-se a tradicional cerimónia de homenagem aos mortos, deposição de coroa de flores e a missa, na igreja Matriz, de homenagem aos combatentes mortos.
No decorrer do evento usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Monção, que de forma simples enalteceu o contributo dos combatentes monçanenses na criação da Nação, do País e da sociedade que hoje somos e o Presidente da Câmara Municipal de Monção que reforçou a importância destas cerimonias na manutenção da memória imaterial do nosso passado colectivo.
Respeito e Honra aos Antigos Combatentes foi o legado desta cerimónia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui