Evocação do Centenário da Liga dos Combatentes, 105.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra e 49.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar
Numa manhã enevoada, mas que mais tarde permitiu um sol aberto e quente, cedo a movimentação das Forças Armadas presentes começou, com a integração do Estandarte Nacional e o entoar do Hino Nacional.
Para a cerimónia esteve presente uma Guarda de Honra conjunta, constituída por um Batalhão representativo dos três Ramos das Forças Armadas, o Estandarte Nacional da Liga dos Combatentes (LC) com as suas inúmeras condecorações e a Banda Militar do Exército, para a prestação de Honras Militares regulamentares à Alta Entidade que presidiu à cerimónia. 
Presentes também, o Dr. Diogo Leão, Deputado à Assembleia da República em representação do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Generais e Almirante em representação dos Chefes de Estado-Maior da Força Aérea, do Exército e da Armada, Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr.  Fernando Rosa, Almirante Silva Ribeiro, Almirantes, Generais e Diretores-gerais do Ministério da Defesa Nacional, Embaixadores da Roménia, República Checa e Timor-Leste e Adidos de Defesa do Brasil, China, E.U.A., França, Guiné-Bissau e Timor-Leste, Presidente da Federação Mundial dos Antigos Combatentes, Dr. El Mostafa El Ktiri, senhoras e senhores participantes no Congresso Internacional da Liga dos Combatentes, de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste. Presentes Membros do Conselho Supremo, Conselho Fiscal, Direção Central e dos diferentes órgãos da LC, Presidentes de Associações Nacionais e de Países Amigos, Combatentes e famílias.
O Presidente da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, recebeu uma a uma as entidades convidadas para a cerimónia, os Chefes dos Ramos e, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, a Ministra da Defesa Nacional, Dr.ª Helena Carreiras, e o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Alberto Pires.
Após as honras militares à Alta Entidade, com o Hino Maria da Fonte e revista às Forças em parada, seguiram-se os discursos do Presidente da LC, do orador convidado Coronel Comando José Henriques e da Ministra da Defesa Nacional.
No seu discurso, o Presidente da LC apelou à Paz, “à manutenção e promoção da Memória Viva, repositório dos Valores Morais e Direitos Humanos, sustentáculos do nosso acreditar, num mundo melhor e num Portugal capaz de lutar pela sua soberania e independência, que importa preservar e defender, hoje e no futuro, num mundo de cada vez maiores interdependências.”
Realçou o Congresso Internacional “Promoção da História e do Apoio Social e à Saúde aos Combatentes e suas Famílias”, com delegações de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, de 10 a 16 de novembro, como partilha de conhecimentos históricos e científicos, aprofundando as excelentes relações já existentes entre Combatentes dos nossos países. Um congresso de Promoção da História, da Paz e da Harmonia entre povos cuja língua comum facilita o entendimento e a participação no âmbito do Congresso do Presidente da Federação Mundial dos Antigos Combatentes e o representante europeu da referida Federação.
Após os discursos do Coronel José Henriques e da Ministra da Defesa Nacional seguiu-se a imposição de condecorações a diversas personalidades, colaboradores, representantes de Núcleos e porta-guiões da LC, pela Ministra da Defesa Nacional, General CEMGFA e Secretário de Estado da Defesa Nacional. [ver caixa]
Atribuído também o prémio literário Antigos Combatentes – Memórias Militares, pela Ministra da Defesa Nacional, o que foi seguido pela Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, com deposição de coroas de flores e uma oração.
Terminadas as cerimónias exteriores, a comitiva seguiu para o Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente, onde após visita aos quatro novos painéis comemorativos do 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia, Junta de Salvação Nacional e 25 de novembro de 1975, dirigiram-se à parada do Museu onde a Ministra da Defesa Nacional descerrou uma placa com o seu nome, inaugurando seguidamente a exposição “100 Olhares” de Luís Cangueiro, com curadoria de Isabel Martins do Marketing, patente ao público no Museu do Combatente.
No período da tarde, iniciou-se o Congresso Internacional promovido pela LC, com o workshop «O Reconhecimento dos Antigos Combatentes», seguido do lançamento do livro «100 Olhares – Memórias de uma Guerra, Moçambique 1970» do Combatente Luís Cangueiro.
O autor da exposição e do livro, no seu tempo de alferes em Moçambique, dedicou-se à fotografia dos residentes, e com o apoio de amigos que ilustraram com pensamentos associados às fotos que escolheram para o trabalho, compôs este livro que é um retrato de expressões, de modo de vida em Moçambique nesse tempo.
Nas Cerimónias foram condecoradas as seguintes personalidades:
Medalha de Honra ao Mérito (Grau Ouro): Dr. Ricardo Cruz, Presidente da CM de Tábua; Dr.ª Paula Chuço, Presidente da CM de Mora; Dr.ª Manuela Ralha, Vereadora da CM de Vila Franca de Xira; Coronel António Cardoso, antigo Presidente do Núcleo de Lisboa da LC; Major João Figueiredo, Secretário da Direção Central da LC; Capitão Jaime Marreiros, Presidente do Núcleo de Lagoa/Portimão da LC; Primeiro-sargento Armando Costa, Presidente do Núcleo de Tábua da LC; Dr. João Horta, Chefe de Serviço da LC; Isabel Martins, Responsável de Marketing do Museu do Combatente; Dr. António Moraes, Sócio Combatente.
Medalha de Honra ao Mérito (Grau Prata): João Grego Vieira, Sócio Combatente.
Medalha de Honra ao Mérito (Grau Cobre): José Luís Gomes, Porta-guião do Núcleo de Oeiras/Cascais da LC; João Cabeto Matos, Porta-guião do Núcleo de Queluz da LC; João Trindade, Porta-guião do Núcleo de Tomar da LC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui