Sócios

Quem pode ser sócio da Liga dos Combatentes?
No artigo 4.º do estatuto está escrito:
1. A Liga dos Combatentes admite como sócios todas as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que professem o ideário da instituição e que se disponham a servi-la, contribuindo com o seu patrocínio e o seu esforço ou auxílio monetário para a manutenção e funcionamento da mesma.
2. Não podem ser admitidos como sócios da Liga dos Combatentes os indivíduos que hajam sido condenados pela prática de crime com dolo e os que não possuam reconhecidas qualidades morais e cívicas.
Categorias
Os Sócios da Liga dos Combatentes agrupam-se em seis categorias: Combatentes, Efetivos, Extraordinários, Honorários, Beneméritos e Apoiantes.
– São Sócios COMBATENTES:
– Os cidadãos que prestem ou tenham prestado serviço nas Forças Armadas Portuguesas e tenham participado em missões de defesa, de segurança, de soberania, humanitárias e de paz ou de cooperação;
– Os elementos das Forças de Segurança que participem ou tenham participado em missões equiparadas às condições referidas na alínea anterior;
– Os cidadãos que prestem ou tenham prestado serviço, ainda que integrados em organizações civis, em missões de defesa, de segurança, de soberania, humanitárias e de paz ou de cooperação no interesse de Portugal;
– Os cidadãos que, em território nacional, tenham participado em missões de segurança no decorrer de situações de estado de sítio ou de emergência;
– Os estrangeiros nas condições referidas nas alíneas anteriores.
– São Sócios EFETIVOS os cidadãos que prestem ou tenham prestado serviço nas Forças Armadas Portuguesas, mas que não preencham as condições referidas no número anterior.
– São Sócios EXTRAORDINÁRIOS os cônjuges, os cônjuges sobrevivos e ascendentes e descendentes até ao 2.º grau dos Sócios Combatentes e dos Sócios Efetivos.
– São Sócios HONORÁRIOS as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, a quem, por mérito ou pelos serviços relevantes prestados à Pátria ou à Liga dos Combatentes, a Assembleia-geral confie esse título.
– São Sócios BENEMÉRITOS as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, a quem, por atos praticados em benefício da Liga dos Combatentes ou dos seus associados, a Direção Central atribua essa qualidade.
– São Sócios APOIANTES as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que apoiem de forma regular, com donativos ou quotização, os Núcleos em que estejam filiados.
Regalias aos Sócios Download