No passado dia 17 de abril, pelas 14h30 o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, abriu oficialmente as suas portas na “Área Galeria” deste mesmo Núcleo, com duas exposições temporárias, patentes em salas distintas, cujas temáticas realçam: “A Grande Guerra 100 Anos depois – Da Partida ao Armistício” e “Guerra do Ultramar, nas Três Frentes em África, 1961–1974”. Exposições compostas por várias fotografias, complementadas com uma diversidade de artigos, correspondentes a cada temática.
A “Área Galeria”, é um espaço que já desde algum tempo tem vindo a sofrer uma profunda e rigorosa requalificação. Espaço este, integrado numa determinada área interior com cariz rústico devido se ter privilegiado os materiais naturais já existentes, nomeadamente: A pedra exposta nas paredes, o travejamento em madeira tosca, tijolo burro, entre outros pormenores sem serem desvalorizados, enfatizando-se assim o caráter histórico e arquitetónico do próprio edifício e espaço, materiais que acabaram por se tornar agregadores em todo o conjunto. Este espaço das galerias, ficará também circunscrito por uma área exterior, onde se pretende criar futuramente e oportunamente uma área de convívio com esplanada de apoio ao “Pólo Museológico do Combatente”. Áreas estas acima descritas, com os seus propósitos na constituição e materialização de um Pólo Museológico Permanente do Combatente no Núcleo que se localiza na fantástica Capital do Ribatejo.
Esta Casa do Combatente, foi fundada em 20 de fevereiro de 1924, tendo já contabilizado 99 anos ininterruptos relativos à sua fundação, na cidade de Santarém.  Núcleo este que tem vindo a desenvolver o seu profícuo trabalho e cabal missão, focado no cumprimento dos seus objetivos primordiais: Promoção da nossa História, exaltação do amor à Pátria e a divulgação do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais, patrióticos, sociais e cívicos, transmitindo-os à sociedade civil em geral que tão valiosos são, com a especial atenção às gerações mais jovens, por forma que a nossa História de Portugal nunca por eles, venha a ser desvalorizada ou mesmo esquecida.
Localiza-se atualmente na Rua Miguel Bombarda, cuja Sede foi ocupada em inícios de 2014, cujo edifício é constituído por dois pisos, proporcionando atualmente melhores condições de conforto e acessibilidade aos nossos ilustres associados, entre outras pessoas que nos procurem com o fim de se associarem.
Salienta-se que a atual área museológica recente inaugurada, ficará patente ao público até ao final do próximo mês de junho, com as suas duas exposições temporárias, posteriormente sendo substituídas por outras temáticas. Em sobreposição, irá ser constituído paulatinamente um Pólo Museológico de exposições, passando assim a ser permanente, com vertente ainda mais abrangente, quer a nível sequencial histórica, como em material exposto. Cuja inauguração a Direção do Núcleo de Santarém, pretende levar a efeito nesta recém-criada Área Galeria, em inícios de 2024, com o intuito de se assinalar o Centenário do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes. Comemoração que contará transversalmente também com outras atividades alusivas à efeméride, a divulgar posteriormente. A materialização da exposição fixa e definitiva enquadrará, desde a Conquista de Santarém aos Mouros, por D. Afonso Henriques em 1147, até à atualidade, onde se incluem, as Forças Nacionais Destacadas (FND), atualmente no cumprimento das mais diversas missões de manutenção da paz e ajuda humanitária no âmbito internacional, para além da Cooperação Técnico-Militar em Países de Comunidade de Língua Oficial Portuguesa.
A atual Direção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, com a criação do seu acervo museológico visitável, pretende que este passe a ser visitado pelos vários grupos de turistas em visita a Santarém, como por alunos e docentes dos diversos graus de ensino pertencentes aos estabelecimentos de ensino desta região ribatejana, entre outros visitantes que assim o pretendam fazer. Dinâmica esta que se acaba por conseguir transmitir à sociedade civil em geral, através um Pólo de divulgação da nossa História e do Combatente Português, de uma forma viva. A Direção do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes no âmbito da vertente museológica, pretende também agregar toda a comunidade, por forma a que nos façam chegar por empréstimo e ou doação de objetos e espólio para ficarem expostos estes valiosíssimos pertences do próprio combatente ou seu familiar por herança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui