No dia 27 de abril de 2023 o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC) efetuou uma visita, de caráter lúdico e cultural, ao Regimento de Infantaria N.º 13 (RI13) e ao Centro Histórico da cidade de Vila Real. Do programa da visita destacamos a receção e cumprimentos de boas vindas, pelo Exmo. Sr. Comandante, Coronel Homem Félix, cerimónia de homenagem aos mortos, com deposição de coroa de flores – este pequeno gesto tocou fundo na alma dos combatentes – ,visita ao Parque de Viaturas onde tivemos a oportunidade de conhecer quer as diferentes tipologias da Viatura Blindada de Rodas (VBR) Pandur 8X8 (Infantry Fighting Vehicle – IFV, Infantry Combat Vehicle – ICV, Post Command Vehicle – PC, Ambulance Vehicle – AMB e Recovery Vehicle RV), quer as novas armas individuais e coletivas que equipam os Pelotões do 1.º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção (BI/BrigInt), encargo operacional do RI13, nomeadamente, Pistola GLOCK 17, Espingarda Automática FN SCAR-L, Espingarda Automática FN SCAR-H, Metralhadoras Ligeiras – ML FN MINIMI 5.56 MK3 e ML FN MINIMI 7,62 MK3 e por último o Lança Granadas – FN LG40-S MK2, bem como contactar, interagir e ouvir a experiência e sabedoria dos Oficiais, Sargentos e Praças da Unidade, numa demonstração de profissionalismo, denodo e exemplo a seguir.
De seguida visitamos o Centro de Simulação de Condução das VBR Pandur II 8X8, onde os condutores destas viaturas aprimoram a condução nas mais diferentes situações de conflito e condições meteorológicas, criadas virtualmente e inseridas pelo instrutor na consola central, bem como efetuar o refrescamento das mesmas periodicamente. Esta responsabilidade é exclusiva do RI13 para toda a BrigInt. A visita continuou com uma incursão ao “Museu” da Unidade, onde podemos reviver as memórias dos Infantes do Marão – “Peitos de Aço” -, com relevo para o grande número de Forças Nacionais Destacadas aprontadas nesta Unidade.
Destaque ainda para o almoço convívio, que foi assumido pela Unidade, num ambiente adverso motivado quer pelas obras no refeitório geral, quer pela escassez de recursos humanos, mas executado com pleno êxito na qualidade e quantidade das iguarias disponibilizadas, permitindo que os visitantes pudessem conviver, sentir, ombro a ombro a vivência dos militares da Unidade, bem como interagir com várias pessoas em simultâneo, contribuindo para um dia bem passado, cheio de graça, alegria e boas memórias dos associados da Liga dos Combatentes, do Núcleo do Porto.
O tempo foi curto para expressar o sentir da alma e da memória, nos murmúrios das conversas, em relatos vivenciados nas diferentes etapas das vidas militares dos visitantes.
Após a fotografia de grupo, na sumptuosa escadaria que dá acesso direto ao edifício de Comando do Regimento, tivemos a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro Histórico de Vila Real, visita planeada pelo Regimento e excelentemente conduzida pela senhora Carla Gonçalves, numa viva demonstração da ligação estreita do Regimento à sociedade civil.
Foi um dia cheio de tudo o que há de bom e no regresso ao Porto, todos foram unânimes em reconhecer o cuidado posto no planeamento e condução da visita, o que muito contribuiu para o fomento da excelente imagem e visibilidade da Unidade, do Exército e das FA portuguesas.

NPLC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui