Realizou-se no passado dia 29 de abril, em Matosinhos a cerimónia de Comemoração do Dia Nacional do Combatente e do 14.º Aniversário do Núcleo de Matosinhos, promovida pelo Núcleo e pela Câmara Municipal de Matosinhos e que contou com as presenças do Secretário-geral da Liga dos Combatentes (LC), Coronel Lucas Hilário, da Presidente da Câmara, Dra. Luísa Salgueiro e do Vice-presidente da Câmara, Dr. Carlos Mouta e de outras entidades. A cerimónia militar iniciou-se pelas 10h30, perante o testemunho de muitas dezenas de pessoas presentes em frente ao Memorial de Homenagem aos 70 combatentes do concelho de Matosinhos mortos na Guerra do Ultramar, localizado no cemitério de Matosinhos (Sendim), onde se encontravam posicionados os Porta-Guiões dos Núcleos de Matosinhos, Porto, Ribeirão, Lixa e Marco de Canavezes, um clarim dos Bombeiros Matosinhos-Leça da Palmeira e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes do Núcleo.
A cerimónia iniciou-se com a deposição de coroas de flores no Memorial, pelas seguintes entidades: União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, União de Freguesias da Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta, Comando da Zona Marítima do Norte, Câmara Municipal de Matosinhos e Liga dos Combatentes. O Clarim, de seguida, prestou as honras militares aos combatentes mortos executando os principais toques de homenagem. Um grupo de sócios do Núcleo cantou um salmo e foi lida a prece do Exército.
A cerimónia militar terminou com a entoação do Hino da Liga pelo referido grupo de sócios. Pelas 11H30, no Hotel Tryp Expo, em Leça da Palmeira, com a Sala Galeão completamente lotada, deu-se início à Sessão Solene do 14º Aniversário do Núcleo com a condecoração com a Medalha de Comportamento Exemplar (grau ouro), nos termos do preceituado no Regulamento da Medalha Militar do Secretário da direção, Sargento-ajudante Carlos Alberto Silva Osório, pelo Secretário-geral da LC, Coronel Lucas Hilário. Seguiu-se a imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a 5 sócios combatentes do Ultramar e a entrega de Testemunhos de Apreço aos associados com 50 anos de sócio e 40 anos de sócio e o Secretário-geral da LC fez a entrega ao Vogal da Direção, Sargento-chefe Domingos Batoca, do Certificado de qualificações de formação modelar como Delegado Social do Núcleo. Posteriormente, foram igualmente entregues a 2 sócios Testemunhos de Apreço pelos bons serviços prestados ao Núcleo e à Liga dos Combatentes, nas pessoas da Dra. Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara e Eng.º Pedro Gonçalves, Presidente da Junta da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
A sessão solene prosseguiu com o uso da palavra pelo representante do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, pelo Presidente do Núcleo de Matosinhos, pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e pelo Secretário-geral da LC. Cerca das 13H15, 135 participantes iniciaram, na Sala Caravela, o almoço de confraternização. O programa para este dia prosseguiu com a entrega por parte do Presidente do Núcleo ao Secretário-geral da LC da Medalha do Núcleo e de um donativo do Núcleo para a Liga Solidária, no valor de 300€, com o objetivo de apoiar combatentes e famílias e a construção de Residências Seniores para os combatentes e famílias mais idosos de que são exemplos recentes as de Estremoz e Porto. Seguiu-se a atuação do Quinteto de Metais mais percussão da Banda de Moreira da Maia de que faz parte o Vogal do Núcleo, Sargento-chefe Domingos Batoca. O seu desempenho foi brilhante e muito apreciado por todos os participantes que interagiram com grande satisfação com as músicas apresentadas. O Presidente do Núcleo agradeceu a sua colaboração por participarem neste dia tão importante, oferecendo-lhes o Guião do Núcleo. Ainda foram agraciados pelo Presidente do Núcleo com o emblema da Liga 7 novos sócios.
Para encerrar o programa estabelecido, o Presidente da Direção e o Presidente da Assembleia-geral cortaram o bolo, cantou-se os parabéns ao Núcleo e foi lançado o Grito da Liga. De entre as entidades já referidas estiveram igualmente presentes, o 2.º Comandante da Zona Marítima do Norte, Capitão Tenente Mendes Valente, o Comandante da Divisão Policial da PSP de Matosinhos, Intendente Ângelo Sousa, o Presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Sr. José Tunes, os representantes do Presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, do Presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Sta. Cruz do Bispo e da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Sra. Da Hora, os Presidentes dos Núcleos do Porto e Marco de Canavezes e os representantes dos Núcleos de Penafiel, da Maia e Lixa, o representante do Presidente das Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio, Dr. Joaquim Silva e familiares dos matosinhenses falecidos no Ultramar, entre outros convidados. Como notas relevantes deste dia fica a disponibilidade, a dedicação e o empenho evidenciados pelos nossos dirigentes que tudo fizeram para que a concretização de um dos dias com mais significado para o Núcleo fosse um êxito, agradecendo-se a presença das entidades convidadas e que acompanharam as cerimónias.
É de salientar, mais uma vez, a evidência da importância da realização destas cerimónias para fortalecer os laços de amizade e de união entre dirigentes, sócios, familiares e amigos envolvidos pela sua demonstração de adesão aos objetivos da Liga: defesa dos valores morais e históricos de Portugal, promoção da solidariedade social e do apoio mútuo aos mais carenciados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui