Núcleo do Porto e IVDP promovem cursos de Enófilo

0
407
Nos dias 19 de outubro e 09 de novembro de 2023 decorreram o primeiro e segundo cursos de “enófilo”, no Palacete Visconde Pereira Machado, sobre os auspícios do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC).
Cada curso foi frequentado por 16 sócios e familiares e envolveu uma componente teórica e outra prática, ambas ministradas pelo Dr. Paulo Russell-Pinto do IVDP, um expert em vinhos a nível nacional e internacional, que captou a atenção da plateia discorrendo com grande eloquência e sabedoria sobre os aspetos macro das diversas castas e tipologias de vinho, enquadrando-as em termos geográficos, climatéricos, solos, entre muitos outros aspetos.
A seguir à componente teórica os aspirantes a enófilo desentorpeceram as pernas numa breve visita à biblioteca e coleções visitáveis do Núcleo.
Contrariamente ao previsto a parte prática configurou-se mais difícil do que o esperado! Embora o Dr. Paulo Russell-Pinto nos tenha guiado passo por passo, não é fácil distinguir as diferentes castas, os sabores, os aromas, os frutados dos não frutados, a intensidade, por entre as múltiplas características que diferenciam um vinho, tornando-o único. O percurso foi arrojado e a intensidade e grau das provas tornou a vereda simultaneamente mais difícil e mais leve e graciosa.
O IVDP, IP tem como estratégia promocional fazer com que vários públicos, consumidores e profissionais, sejam mais conhecedores sobre vinho e por com isso possam tirar mais partido da prova e das escolhas que fazem quando usufruem deste néctar.
No final da linha os sócios e familiares desfrutaram de dois momentos muito agradáveis que contribuíram não só para incrementar a nossa cultura vinícola, mas também para conhecer e conviver com pessoas novas, bem como combater a solidão e criar memórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui