Valado dos Frades – Monumento aos Combatentes

0
1971
Foi inaugurado este domingo o monumento em homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, erguido na Rua Heróis do Ultramar, em Valado dos Frades.
O monumento é composto por um globo terrestre assente em duas mãos em pedra, adornado por dez painéis de azulejo pintados à mão, com os brasões dos países do Ultramar (Angola, Macau, Moçambique, Índia, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Timor). O símbolo da Liga dos Combatentes, o escudo e o brasão de Portugal também estão representados na escultura.
“Este monumento homenageia os combatentes de Valado dos Frades e de todo o País. Este reconhecimento deveria vir do Estado, mas uma vez mais são as pequenas autarquias a glorificar quem partiu rumo a um destino incerto e que ainda hoje sofre com essas memórias”, afirmou Faustino Hilário, secretário-geral da Liga dos Combatentes.
De acordo com Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, “defender a Pátria é uma honra e o monumento é apenas um pequeno reconhecimento que a nação deve a estes heróis”.
Fonte: https://regiaodecister.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui