Dia de Finados 2020 – Ilha de São Miguel

0
776
Ilha de São Miguel – Vila Franca do Campo
Realizou-se no Cemitério Municipal de Vila Franca do Campo, junto ao jazigo do Furriel Miliciano de Infantaria, Emanuel Aires Pacheco de Melo, da CCaç 2620/BCaç 2894, morto em combate em Moçambique (Cruz de Guerra de 4.ª Classe) a Cerimónia de Homenagem aos militares portugueses, em geral e aos açorianos em particular, que deram a vida ao serviço da Pátria.
A Cerimónia teve início às 11 horas e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, da Direção deste Núcleo e de familiares do Furriel Melo. Devido às condicionantes impostas pela atual situação de pandemia, apenas se procedeu à deposição de uma coroa de flores, à prece feita pelo Capelão do Comando da Zona Militar dos Açores e uma alocução do Presidente deste Núcleo de que se destaca a seguinte passagem:
“(…) A tradição deste dia, Dia de Finados, remonta ao século V quando a igreja começou a dedicar um dia por ano para rezar pela alma de todos os falecidos para que não caíssem no esquecimento. Por maior força de razão, cabe a todos nós, em preito de homenagem recordar, reverenciar e rezar por todos quantos combateram e morreram por Portugal. (…)”
 
Ilha de Santa Maria – Vila do Porto
Realizou-se no Cemitério Municipal da Freguesia de S. Pedro em Vila do Porto, junto à campa do Soldado Rogério Urbano Sousa Andrade, morto em combate em 21Abr1973 em Moçambique, a Cerimónia de Homenagem aos militares portugueses, em geral e aos marienses em particular, que deram a vida ao serviço da Pátria.
A Cerimónia teve início às 11 horas e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, de uma Secção do Destacamento de St.ª Maria do Regimento de Guarnição n.º 2, do Delegado deste Núcleo naquela ilha e da mãe do Soldado Sousa. Devido às condicionantes impostas pela atual situação de pandemia, apenas se procedeu à deposição de uma coroa de flores e à leitura, pelo Delegado na Ilha de Santa Maria, de uma mensagem do Presidente deste Núcleo de que se destaca:
“(…) Como em anos anteriores e um pouco por todo o país e estrangeiro, onde existem núcleos da Liga dos Combatentes, os antigos combatentes e suas famílias, promovem cerimónias de homenagem aos militares falecidos. Por isso nos encontramos aqui hoje, simbolicamente, junto à campa do Soldado Urbano de Sousa Andrade, um mariense que abnegadamente dignificou a sua Pátria, deixando a sua terra e a sua família, partindo para o desconhecido, de onde infelizmente nem todos regressaram. A estes, curvamo-nos humildemente perante o seu supremo sacrifício e lhes desejamos o eterno descanso. (…).”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui