No passado dia 6 de novembro, o Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes esteve em festa com a celebração de mais um aniversário. Estiveram presentes o Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Alves Lucas Hilário, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche, o representante da Junta de Freguesia de Peniche, Senhor Ricardo Rosado e os presidentes dos Núcleos do Oeste da Liga dos Combatentes (Leiria, Batalha, Marinha Grande, Alcobaça, Rio Maior, Caldas da Rainha e Torres Vedras), acompanhados dos respetivos guiões e porta-guiões dos Núcleos. Marcaram também presença cerca de uma centena de sócios combatentes e familiares.
As comemorações deste dia festivo, iniciaram-se pelas 9 horas, com a cerimónia de homenagem aos mortos e a deposição de uma coroa de flores no monumento aos combatentes do Concelho de Peniche. Seguiu-se um conjunto de cerimónias que decorreram na sede do Núcleo e que incluíram a inauguração de uma exposição, o descerramento de uma placa em mármore em homenagem a um combatente de Peniche, a imposição de condecorações e a entrega de diplomas de louvor e de apreço a sócios do Núcleo.
Tanto a inauguração da exposição como o descerramento da placa de homenagem, constituíram dois momentos que se revestiram de especial significado para os combatentes do Concelho de Peniche. O primeiro, por se tratar do espólio militar (espada, condecorações, diplomas de louvor, etc.), doados por um familiar, Jorge Faria, primo do Tenente-Coronel de Artilharia Nuno Álvares Pereira, distinto oficial do Exército Português, morto em combate, no Teatro de Operações de Moçambique, no dia 7 de fevereiro de 1974.
O segundo, compreendeu a homenagem que os combatentes de Peniche quiseram prestar a Humberto Serpa Rosado, ou melhor, Humberto das Cabacinhas, (nome pelo qual era mais conhecido), batizando com o seu prestigiado nome o pátio exterior da sede do Núcleo. Este ato traduziu o reconhecimento que lhe é justamente devido, por ter sido ele o mentor e o impulsionador da reativação do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, fundado em 1931, desativado em 1974 e reativado em 2012.  Este momento incluiu também a leitura de um poema em sua homenagem, da autoria de Joaquim Jorge, antigo presidente do Núcleo, lido por Ricardo Rosado Filho.
Seguiu-se a cerimónia de imposição de condecorações, na qual foram agraciados o Sargento-chefe de Infantaria José Manuel Rasteiro, Vice-Presidente do Núcleo, com a Medalha de Honra ao Mérito, grau prata, e o António Clemente Machado, Vogal do Núcleo, com a Medalha de Bons Serviços, grau ouro.
Procedeu-se de seguida às entregas de Diplomas de Louvor concedidos pelo Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, aos sócios combatentes, José Manuel Rasteiro; António Clemente Machado; João Dias da Silva; Joaquim da Silva Jorge; Armando Delgado Marçagão; António Pata da Silva e José Correia Vicente e de Diplomas de Louvor concedidos pelo Presidente do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, Sargento-Chefe António Calado Carvalho, aos sócios, Maria Catarina Gomes Resende Pereira e Maria Piedade Ferreira Figueiredo. Também foram entregues os Diplomas de Apreço aos sócios que completaram 25 anos de sócio da Liga dos Combatentes, designadamente, Francisco Manuel Pinto da França Salvador e Nuno Miguel Nogueira João.
Após as cerimónias referidas, usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Peniche, o Secretário-geral da Liga dos Combatentes e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche. Na sua alocução, o Presidente do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, dirigiu-se em primeiro lugar às entidades convidadas, designadamente ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche e ao Secretário-Geral da Liga dos Combatentes, agradecendo o apoio que as instituições por si representadas têm conferido aos combatentes do Concelho de Peniche. Dirigiu-se também aos Presidentes dos Núcleos do Oeste da Liga dos Combatentes, agradecendo a sua presença e reiterando a disponibilidade do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes para colaborar no planeamento e na organização de atividades e de eventos que possam contribuir para a saúde, para o bem-estar e para a qualidade de vida dos combatentes do Oeste. Dirigindo-se aos sócios, efetuou o balanço das atividades realizadas durante o ano de 2022, incentivando-os a participar e a apresentar ideias e propostas para que se possa fazer mais e melhor.

A alocução do Secretário-geral da Liga dos Combatentes focou-se no papel histórico dos antigos combatentes ao serviço da Pátria e na problemática do Estatuto do Antigo Combatente. No uso da palavra, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, enalteceu a importância que os antigos combatentes tiveram na edificação do Portugal de hoje, pelo exemplo de abnegação e sacrifício com que serviram a Nação e pelo legado histórico que deixaram às gerações mais novas. Lamentou a falta de apoio e de reconhecimento público e político a que os antigos combatentes de uma maneira geral se encontram votados, manifestando a total disponibilidade do atual executivo camarário, para no âmbito das suas competências continuar a apoiar a missão do Núcleo de Peniche e estar ao lado de todos os combatentes do Concelho.
Outro momento alto das comemorações do aniversário do Núcleo, foi a cerimónia eucarística que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja matriz de Peniche, celebrada pelo Teólogo José Manuel Cordeiro. Na sua homilia, relevou a importância e o papel desempenhado pelos combatentes do Concelho de Peniche que duramente combateram na Guerra do Ultramar, elogiando o contributo histórico e o exemplo de vida que deram à sociedade portuguesa, sendo por isso merecedores de justiça e de reconhecimento público e social. Relevou o papel desempenhado pelas suas famílias, em especial das mães, que se constituíram como um importante apoio de retaguarda e que se encarregaram, a milhares de quilómetros, de fazer tudo para manter elevada a moral e o bem-estar dos jovens filhos combatentes. “Estas mães que se vestiam de negro quando os seus filhos partiam e que só saiam de casa ao domingo para se deslocarem ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, para aí chorarem, rezarem e pedirem por eles, são elas também um exemplo de sacrifício, resiliência, esperança e fé.”.
Após a celebração da eucaristia teve lugar no Hotel Star Inn, em Peniche, um almoço convívio, vivenciado com alegria e boa disposição. Durante o decorrer do almoço realizou-se a entrega aos sócios de Diplomas de Apreço pela sua participação em mais um aniversário do Núcleo. No final do almoço, o Presidente do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes, usou uma vez mais da palavra para agradecer a presença dos convidados e dos sócios e aproveitou a oportunidade para convidar o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche e o Secretário-geral da Liga dos Combatentes para se encetar o Bolo de Aniversário.
Depois do momento da degustação do bolo de aniversário e do brinde, cantou-se com alma, garra e emoção o Hino da Liga dos Combatentes. No final ficou a certeza de que uma vez mais, os nossos sócios regressaram a suas casas de alma cheia e renovada por terem passado mais um memorável dia festivo e de convívio entre a Família do Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui