No passado dia 04 de novembro, foi inaugurado o Monumento de Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra da vila de Ourique. As cerimónias alusivas ao evento iniciaram-se com a celebração de uma Missa de Sufrágio e Ação de Graças pelos Combatentes, na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Hugo Gonçalves que na homilia proferida se referiu aos sacrifícios por que passaram os homenageados, aproveitando para associar a figura de D. José do Patrocínio Dias, antigo Bispo da Diocese de Beja, que como voluntario desempenhou as funções de Capelão-Chefe dos Capelães, na Grande Guerra, integrado no Corpo Expedicionário Português, e nessa qualidade viveu a realidade desse período difícil dos nossos compatriotas, apoiando-os psicológica e espiritualmente.
Terminada a cerimónia religiosa os participantes dirigiram-se para o Jardim da Nora, local onde teve lugar a inauguração do Monumento, com a presença de várias entidades das quais destacamos, o Presidente da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Ourique, respetivamente, Dr. Marcelo Guerreiro e Sr. Jorge Canhestro, bem como o comandante do Regimento de Infantaria N.º 1, comandante da GNR e representante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, vereadores e representantes de várias associações e coletividades. A Liga dos Combatentes esteve representada pelo Vogal Arqt.º Eduardo Varandas, autor do projeto do Monumento, bem como pelos Presidentes dos Núcleo de Beja, Moura, S. Teotónio e Santo André. O evento contou também com a adesão de muitos Combatentes, suas famílias e público em geral.
Depois do descerramento do pano com as cores da bandeira do Município, que tapava o Monumento, procedeu-se à bênção pelo Reverendo Pároco Hugo Gonçalves, tendo de seguida sido colocadas coroas de flores junto à base do Monumento, posto que usaram da palavra, o representante da Liga dos Combatentes e o Presidente da Edilidade Ouriquense.
O representante da Liga dos Combatentes, destacou na sua intervenção o simbolismo daquele Monumento e a sua caraterização, fazendo também um enquadramento do contexto em que decorreu a Grande Guerra.
O Presidente do Município referiu-se ao significado daquele Monumento enaltecendo o esforço daqueles que cumpriram o seu dever, cuja memória ficará para sempre ali perpetuada. Terminadas as intervenções foram prestadas as Honras Militares, com o toque de homenagem aos mortos ao serviço da Pátria, uma prece religiosa e o toque de alvorada. Incluída no programa, foi também prestada homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar residentes no concelho de Ourique.
Finalmente foi entoado o Hino Nacional, dando-se assim por terminadas as cerimónias protocolares. Houve ainda uma visita à exposição patente no edifico da Biblioteca Municipal, sobre a participação portuguesa na Grande Guerra, intitulada “DA PARTIDA AO ARMISTÍCIO”, após o que teve lugar um almoço de confraternização, no salão dos Bombeiros Voluntários locais, que decorreu com grande animação, enriquecido pelo acompanhamento musical de um duo de artistas interpretando vários temas do cancioneiro alentejano do agrado de todos os convivas.
As cerimónias militares tiveram a presença de uma Força Militar do Regimento de Infantaria N.º 1, sediado em Beja. Uma palavra de reconhecimento merece também o Sargento– mor Castanheira Lopes pelo desempenho como speaker, revelando grande profissionalismo e eficácia nessa função.
Eduardo Varandas, Arqtº

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui