Decorreu sábado, 10 de junho a já habitual comemoração do Combatente limiano.  Esta cerimónia é da responsabilidade do núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes. Depois de reunirem no largo de Camões, os Combatentes desfilaram com os seus estandartes até à igreja matriz onde houve uma eucaristia em memória de todos os limianos que tombaram em combate, desde as invasões francesas, Grande Guerra e Guerra do Ultramar, até hoje, nas Missões de Paz.
Em seguida, o cortejo seguiu até ao Monumento aos Combatentes, junto ao Paço do Marquês, onde foi depositada uma coroa de flores pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Mimoso de Morães, Presidente do Núcleo de Ponte de Lima da Liga dos Combatentes, Dr. Manuel Pereira e pelo Vice-presidente da Associação de Paraquedistas do Alto Minho, Manuel Moreira.
Estiveram presentes diversas autoridades locais, militares e religiosas e cerca de uma centena de Combatentes e familiares. Seguiram-se os já conhecidos toques militares de Silêncio, Homenagem aos Mortos e Alvorada, por aquilo que representam, acompanhados de uma prece religiosa, que homenagearam e recordaram todos os mortos nestas guerras.
Foi ainda o momento para ficar vincado, nos discursos dos três dirigentes referidos no início, o que a Liga dos Combatentes pode fazer pelos Combatentes do concelho de Ponte de Lima e concelhos vizinhos, agora com uma sede em Ponte de Lima, na antiga escola primária e com este dia da memória dos Combatentes Limianos, recentemente aprovada em Assembleia Municipal, para melhor vincar esta necessidade de apoiar os Combatentes vivos, recordar e homenagear os mortos.
Os Combatentes são lembrados a 9 de abril, dia da batalha de La Lys, na Grande Guerra, a 10 de junho no dia de Portugal e a 11 de novembro no dia da assinatura do armistício da Grande Guerra, este último, onde Portugal esteve representado pelo ilustre militar, General Norton de Matos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui