Núcleo de Estremoz – Cerimónia de homenagem aos Combatentes mortos em Combate

0
469
No passado dia 21 de junho, no âmbito da visita oficial a Estremoz da S. Ex.ª a Ministra da Defesa Nacional, Prof.ª Dr.ª Helena Carreiras, o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes organizou uma Cerimónia de Homenagem aos Combatentes Mortos em Combate, junto ao seu monumento.
Além de S. Exa. a Ministra da Defesa que presidiu à Cerimónia, estiveram ainda presentes o Vice-chefe do Estado-maior do Exército (VCEME), Tenente-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Prof.ª Sónia Caldeira, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Ricardo Catarino, o Comandante das Forças Terrestres, Tenente-general Paulo Emanuel Maia Pereira, o Presidente da Liga dos Combatentes Tenente-general Chito Rodrigues, o Comandante da Brigada de Reação Rápida Brigadeiro-general Ferreira Duarte, o Comandante do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), Coronel de Cavalaria Simões de Azevedo, entre outras entidades civis e militares.
De destacar ainda a presença na Cerimónia dos representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Évora, Elvas, Campo Maior, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Mora, Portalegre, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Associação de Fuzileiros de Jerumenha, Associação de Marinheiros de Estremoz e Associação de Comandos de Évora. A cerimónia teve a seguinte sequência:
• Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia;
• Deposição de Coroas de Flores na base do Monumento;
• Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do RC3; 
• Momento de reflexão/Invocação Religiosa.
Após a Cerimónia, todas a entidades presentes foram convidadas a visitar o RC3. No final da visita, Sua Excelência a Ministra da Defesa Nacional e a sua comitiva, teve oportunidade de tirar uma Fotografia com os militares e funcionários civis do RC3, as 170 crianças das Escolas de Estremoz que se encontravam no RC3 a efetuar uma visita e os representantes dos Núcleos e Associações militares, num salutar convívio de diferentes gerações.
Seguiu-se o Almoço-convívio no restaurante do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, entre os elementos da sua Direção e os representantes dos diversos Núcleos da região e das Associações militares presentes, onde se registou um excelente espirito de amizade e sã confraternização entre os participantes desta faixa etária de portugueses Combatentes, que merecem de todos nós, respeito e gratidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui