Núcleo do Seixal presente no 70.º aniversário da BA6 (Montijo)

0
357
O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes esteve presente, no passado dia 21 de junho de 2023, na cerimónia comemorativa do 70.º aniversário da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo.
Nas comemorações dos 70 anos da Unidade Militar foram lembrados e enaltecidos os militares e civis que já partiram e foram exaltados o caráter da nobreza da missão da Unidade, o que muito contribui a riqueza da qualidade de trabalho e esforço abnegado, de todos os que ali prestaram ou prestam serviço, como fator essencial do sucesso.
Em perfeita sintonia com todas as entidades civis e militares do Montijo, a BA6 edifica a sua história na prova viva de que a vontade, o sentido de serviço e a capacidade de trabalhar em equipa, e o alinhamento no propósito, unindo esforços e o empenhamento intenso fazem, com que a missão aconteça.
No espectro total das missões que estão atribuídas à BA6, destacam-se as Missões de Transporte Aéreo, Busca, Salvamento, Vigilância e Reconhecimento, mas também toda a intensa atividade operacional e de treino e qualificação, com maior visibilidade nas ações aéreas com envolvimento das Unidades Aéreas, da dedicação dos seus 170 tripulantes, mas também do empenho de todos os serviços da Unidade que, de uma forma direta ou indireta contribuem, com o seu trabalho e dedicação, para o sucesso das missões.
A missão da BA6 cumpre-se com a Esquadra 501 “Bisontes”, “Elefantes” da Esquadra 502, “Linces” da Esquadra 504, “Pumas” da Esquadra 751 e toda a intensa atividade operacional e de treino e qualificações, com maior visibilidade nas ações aéreas, fruto da dedicação não só de todos os seus tripulantes, mas do empenho de todos os serviços da unidade.
Em especial, foram referidas as 5.000 vidas salvas pelos “Pumas”, tendo este feito já sido enaltecido pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, onde numa cerimónia sublinhou que a “Esquadra 751 dá uma segunda vida, e isso é, único, singular, vale mais do que todos os números”.
Das palavras finais do discurso da Comandante da BA6, COR/PILAV Diná Joana Azevedo, fica o reconhecimento do contributo de todos na edificação da história da BA6, e o compromisso para, com a “tão nossa” “Força e Grandeza de Ânimo”, continuar a participar no esforço coletivo para a futura história da BA6, ali, no Montijo “Onde a Terra Acabe e o Mar Começa”. Parabéns à BA6, e parabéns ao Comando e a todos os que ali “servem”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui