O programa deste ano, teve o seu início pelas 10H00, na Praça Deu-La-Deu em Monção, junto ao memorial, onde constam os nomes dos falecidos do concelho de Monção na Guerra do Ultramar, com a cerimónia de homenagem aos 13 Monçanenses mortos, seguida de uma visita ao Museu do Alvarinho, Missa de Intenções pelos Combatentes mortos e almoço convívio.
Presidido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção – Dr. João Oliveira, o evento contou ainda com a presença do Vereador Fernando Costa, do Presidente da Junta de Freguesias Mazedo e Cortes – Tiago Morais Rodrigues, do Vice-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção – Amâncio Castro Alves.
Participaram na cerimónia, os Combatentes de Monção e familiares, uma delegação do Núcleo de Ponte de Lima, representantes da “Hermandand de Legionarios da Provincia de Pontevedr” e “Marineros de La Escuela de Transmisiones y Electrónica de la Armada” de Vigo – Espanha, que muito engrandeceram a cerimónia.
Da cerimónia de homenagem aos mortos, simples, mas de grande significado para todos Combatentes monçanenses destaca-se, após a deposição de uma coroa de flores e do toque de homenagem aos mortos a leitura da prece do Exército e a chamada dos Combatentes falecidos, por um sócio Combatente do Núcleo de Monção, terminando com o toque de alvorada. No decorrer da cerimónia usaram da Palavra o Presidente do Núcleo de Monção – Valdemar Calçada, que de forma simples enalteceu o contributo dos monçanenses no decorrer do conflito do Ultramar e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção que destacou a participação dos 4159 monçanenses, que respondendo à chamada da Pátria foram projectados para Angola, Moçambique e Guiné.
Durante a visita ao Museu do Alvarinho, todos os participantes tiveram oportunidade de brindar com vinho Alvarinho e degustar as tradicionais Roscas de Monção.
O evento prosseguiu com a participação dos Combatentes e convidados na missa dominical na igreja Matriz de Monção, na qual tomaram parte alguns combatentes e estiveram persentes os guiões do Núcleo de Monção, de Ponte de lima e dos Legionários de Ponte de Vedra.
O XIV Encontro dos Combatentes do Ultramar de Monção terminou com um almoço-convívio, onde foi possível reforçar os laços de amizade e camaradagem entre Combatentes e sues familiares. Os participantes no encontro, cerca de 60 pessoas, mostraram-se muito agradados pelo evento, não só pela forma digna como decorreu, mas acima de tudo pelo reconhecimento e importância deste tipo de acontecimentos para os Combatentes de Monção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui