Homenagem aos portugueses e timorenses mortos pela independência do país. Cerimónias e parada militar
O Almirante CEMGFA Silva Ribeiro convidou o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, para inauguração de Monumento em Díli, evocando combatentes de Portugal em Timor-Leste durante a Segunda Guerra Mundial.
A cerimónia foi antecipada de 19 para 18 de agosto, em que foi inaugurado o monumento recuperado na Aldeia Calma em Taibessi, Díli, com a presença do CEMGFA de Timor Leste, General Domingos Raul “Falur Rate Laek” , o CEMGFA de Portugal, Almirante Silva Ribeiro  e diversas entidades militares e civis. O Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, e Senhor Real Leman, Presidente do Conselho dos Combatentes da Libertação Nacional, que após alocuções retiraram os tais que cobriam o monumento agora restaurado, com melhoramentos orientados pelo Sr. Cor. António Sampayo, delegado da LC em Díli.
Os CEMGFA de Timor-Leste e Portugal descerraram uma placa evocativa onde se pode ler “Homenagem aos combatentes caídos por Portugal e por Timor-Leste”, tendo colocado uma coroa de flores no monumento.
O Presidente da Liga dos Combatentes condecorou o General Domingos Raul ” Falur Rate Laek”, CEMGFA de Timor-Leste com a Medalha de Ouro ao Mérito Grau Ouro da Liga dos Combatentes.
No dia 19 de agosto fizeram uma visita de cortesia ao Presidente da Administração do Conselho dos Combatentes da Libertação Nacional – CCLN – Vidal de Jesus “Riak Leman”.
No dia 20 as cerimónias dos 47 anos das FALINTIL começaram com missa pelas 07h00 da manhã pelos caídos e mártires da independência de Timor, e mais tarde teve lugar  uma homenagem no cemitério de Aileu.
Do local das cerimónias junto ao Palácio do Governador, partiram em direção ao Porto de Díli os intervenientes da homenagem aos caídos pela Pátria, atirando ao mar as coroas de flores e flores.
Mais tarde no local da cerimónia o Presidente da República de Timor-Leste, Dr. Ramos-Horta, fez o discurso alusivo à data e liderou a oração que foi acompanhada pelo toque aos mortos e um minuto de silêncio.
Foram condecoradas diversas entidades, entre as quais o Almirante CEMGFA Silva Ribeiro, com o colar de Mérito, e o encerramento fez-se com a tradicional parada militar.
isabel martins, mkt do museu do combatente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui