Temos de honrar a memória daqueles que lutaram pela nossa bandeira e pelos familiares que nos deram um exemplo de união, resiliência, dedicação e heroísmo. Não nos podemos esquecer que aquilo de que as pessoas agora se queixam não tem comparação com o que os Combatentes passaram. Foi desta forma que o atual Presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes, se dirigiu aos Combatentes no 8.º Encontro de Combatentes do Concelho de Leiria que se realizou no dia 22 de setembro.
O Arquiteto José Eduardo Varandas, representante do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, leu a sua mensagem para os Combatentes, onde referiu que “todos estivemos sujeitos à condição militar e que foi esta que hoje nos cimenta a tranquilidade de termos cumprido um dever supremo para com o país, como militares que fomos”.
Este encontro, que reuniu centenas de Combatentes e familiares, constou de uma Eucarística em honra dos Combatentes já falecidos e foi celebrada pelo Rev. Padre e Capelão Luís Morouço, uma cerimónia militar prestada pelo RA4 de homenagem aos Combatentes que sacrificaram a vida em defesa de Portugal e terminou com um lanche convívio animado pelo Grupo de Concertinas da Bajouca. Alguns Combatentes foram condecorados com as Medalhas Comemorativas das Campanhas:
António de Jesus Nogueira (Angola 1969/1971)
António Pereira Marques (Guiné 1965/1967)
Manuel Simões (Guiné 1970/1972)
Manuel Duarte Pereira (Guiné 1970/1972)
José Pereira Duarte (Moçambique 1970/1972)
Salvador de Jesus Pereira (Moçambique 1972/1974)
Manuel Joaquim Duarte das Neves (Moçambique 1974/1975)
O Doutor Rui Pinheiro, médico voluntário no Núcleo de Leiria recebeu um louvor do Presidente da Liga dos Combatentes, em reconhecimento dos serviços por si prestados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui