Em 22 de abril de 2017, em Muge, localidade situada no concelho da Salvaterra de Magos e distrito de Santarém, realizou-se uma Cerimónia de Inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes desta freguesia. O anfitrião foi o Presidente de Junta da Freguesia de Muge, César Diogo. Tratando-se de homenagear todos os Combatentes, naturais de Muge, desde logo o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, se associou e apoiou tão justa e nobre causa. Neste Monumento podem ser observado dois painéis distintos em azulejo pintados à mão. Um dos painéis espelha uma Força Militar, no cerimonial do hastear da Bandeira Nacional, o outro, releva a própria Bandeira Nacional.
A cerimónia teve lugar num espaço contíguo ao cemitério da localidade, encontrando-se o referido Monumento localizado numa praceta que foi alvo de requalificação. Estiveram presentes o Engº Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, César Diogo, Presidente de Junta de Freguesia de Muge e anfitrião do evento, o Coronel Carlos Chambel, representante da Direção Central da Liga dos Combatentes, o Sargento-chefe Carlos Pombo, Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, o Reverendíssimo Padre Mário Oliveira, da Paróquia de Salvaterra de Magos, além de muitas outras entidades em representação de associações locais.
Compareceram aproximadamente duas centenas de pessoas, entre as quais inúmeros Combatentes e famílias da freguesia de Muge, que se associaram à Cerimónia.
As Honras Militares aos Mortos pela Pátria foram asseguradas por uma Força constituída por uma Secção da Unidade de Apoio Geral de Material do Exército, acompanhada por um Clarim, pertencente à Fanfarra do Exército.
No decurso da cerimónia usaram da palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Muge, César Diogo, o Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Sargento-chefe Carlos Pombo, o Coronel Carlos Chambel; da Direção Central da Liga dos Combatentes e, finalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Eng Hélder Esménio. O anfitrião referiu “… Que este Monumento aos Combatentes erguido na Freguesia de Muge prossiga o propósito de homenagear e imortalizar os Combatentes deste País e, em particular os da sua Freguesia; porque, Honrados sejam os que ergueram a bandeira e lutaram pela Pátria…”.
Os discursos que se seguiram, de uma forma geral, todos realçaram as qualidades do Soldado Português que, dizendo presente, sempre que foi chamado pela Pátria, honrou o nome Portugal.
A cerimónia continuou, com a deposição de coroas de flores junto ao Monumento, e com o Cerimonial de Homenagem aos Mortos caídos em Combate. O Reverendíssimo Padre, efetuou uma prece, seguida de um pequeno período de profundo silêncio. Seguiu-se o Toque de Alvorada, significando um Hino de Esperança e fé na convicção de que o esforço e sacrifício dos nossos Combatentes não foi em vão.
A leitura de um poema, da autoria do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, pelo menino João Pedro, de 9 anos de idade; com o título: “Da Flor e Da Música”, homenageando os Combatentes, através o simbolismo das Coroas de Flores e do Toque de Clarim, encerrou a cerimónia.
Seguiu-se um almoço de confraternização e salutar convívio entre Combatentes e famílias, realizado no edifício da Associação Columbófila de Muge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui