Foi inaugurado no passado dia 01 de dezembro de 2018 um Memorial aos Combatentes em Aljubarrota, em que assistiram cerca de 100 pessoas. As cerimónias foram presididas pelo Tenente-general Chito Rodrigues – Presidente da Liga dos Combatentes e contaram com a presença do Presidente da Câmara de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, o Presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota, José Severino, o Major-general Morgado da Silva da Direção de Material e Transportes, o Presidente do Núcleo de Alcobaça, Joaquim Romão bem como os Representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes da região Oeste (Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande e Rio Maior), que conferiram brilho e dignidade ao evento.
As cerimónias tiveram início com uma missa de sufrágio pelos Combatentes falecidos e de Ação de Graças pelos sobrevivos, celebrada pelo Reverendo Padre Dr. Adelino Guarda.
A inauguração do Memorial teve honras militares a cargo de uma Secção do Regimento de Artilharia nº 4 e bênção do local, seguindo-se a cerimónia de homenagem aos Mortos, com deposição de uma coroa de flores e guardado um minuto de silêncio em memória daqueles que combateram e deram a vida pela Pátria.
Após a homenagem, as várias entidades usaram da palavra, tendo o Tenente-general Chito Rodrigues destacado que o Memorial simboliza os Combatentes da Grande Guerra, da Guerra do Ultramar e das atuais Operações de Paz, e ainda que Portugal de hoje também é obra dos Combatentes.
Uma nota de agradecimento ao Exército pela cedência da Chaimite para o Memorial de Aljubarrota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui