No passado 13 de maio 2023 celebrou-se, na cidade do Seixal, o 10.º Aniversário da criação do Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes. A cerimónia decorreu junto ao monumento do Combatente da Grande Guerra, no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade, local pleno de significado e simbolismo patriótico.
Do programa constou, logo pela manhã, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, da celebração de uma Missa de homenagem aos Combatentes falecidos, ao que se seguiu a cerimónia junto ao monumento dos Combatentes da Grande Guerra, que contou com a participação de representantes da Câmara Municipal do Seixal, da Junta de Arrentela e aldeia de Paio Pires, Junta de Freguesia da Amora, Bombeiros Mistos da Amora e outras entidades que se quiseram associar tais como a Associação de Fuzileiros e a Associação de Paraquedistas da Ordem dos Grifos 63.
O Núcleo do Seixal contou com os seus congéneres dos Núcleos da Liga dos Combatentes de Loures e Pinhal Novo. Nesta cerimónia, simples, mas plena de significado, foram entregues Medalhas e Louvores a Combatentes, bem como uma Menção Honrosa a militar da Força Aérea.
Momento alto da cerimónia os discursos da Vereadora Maria João Macau pela da Câmara Municipal do Seixal e a ênfase dada à importância do Núcleo do Seixal no apoio aos Combatentes. Pelo Coronel Peres de Almeida, em representação do General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes foi referida a importância e o significado desta cerimónia na lembrança dos que lutaram por Portugal. O discurso do Presidente do Núcleo do Seixal, incidiu essencialmente nos agradecimentos e reconhecimento devidos a todas as entidades do Seixal, as quais têm sido imprescindíveis no trabalho conjunto de apoiar os nossos sócios Combatentes em todas as atividades do Núcleo.
A cerimónia contou também com o apoio do terno de clarins da Marinha, o que conferiu a elevação e o brilhantismo em todos os momentos, em especial no momento de homenagem aos mortos, feita pelo Pároco da igreja do Seixal que se quis associar ao Aniversário do Núcleo do Seixal.
No final, um almoço de confraternização, momento especial de encontro e recordações entre todos os associados e respetivas famílias. De realçar a presença dos três sócios mais antigos do núcleo, militares incorporados em agosto de 1961, os quais nos encheram, de orgulho pela sua presença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui