A memória individual e coletiva dos 110 combatentes do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), que em 18 de setembro de 2019 visitaram os Dragões D’Entre Douro e Minho, ficou significativamente enriquecida.
O Regimento de Cavalaria 6 (RC6) proporcionou, como é apanágio da Cavalaria, um dia diferente, cheio de novas experiências e singulares sensações, especialmente para aqueles, de entre os visitantes, que tinham assentado praça como mancebos, quer no Regimento Infantaria 8 (RI8), Unidade antecessora nestas instalações militares, quer na atual Unidade o RC6. A memória explodiu com relatos vivenciados na primeira pessoa nas diferentes etapas das vidas militares dos visitantes.
A capacidade de organização militar de excelência foi bem patente em todo o programa delineado pelo Comando da Unidade para o evento, desde a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, com deposição de coroa de flores, passando pela apresentação das várias versões da família de viaturas Blindadas Pandur II 8X8, pela visita às casernas modelo, ao edifício do Comando e Estado-maior do Grupo de Reconhecimento e outras áreas importantes da Unidade.
A marca que perdurará na memória dos combatentes será, sem a menor dúvida, a experiência montada blindada nas viaturas Pandur de transporte de pessoal. Os “Cavaleiros” e as “Amazonas”, devidamente equipados com capacetes na cabeça, e de caras ao vento, evoluíram e rejubilaram de alegria e felicidade, ainda que com mostras de algum nervosismo caraterístico nos principiantes nestas andanças, ao longo de um percurso cuidadosamente estabelecido, pelos instrutores e monitores do RC6.
O almoço convívio foi opíparo e permitiu dar continuidade ao excelente clima de conhecimento, confraternização e natural camaradagem, qualidades que foram substancialmente engrandecidas.
Público louvor para o comando, Oficiais, Sargentos, Praças e funcionários civis do RC6 que estiveram envolvidos na organização, pela forma excelsa como receberam os seus camaradas de armas, o nosso bem-haja! Fica a promessa de voltar no futuro, já que os combatentes foram unânimes nos encómios e o NPLC se comprometeu em manter o ímpeto neste tipo de iniciativas.
Fica também uma referência especial às entidades que, para além do RC6, de uma forma desprendida e muito nobre apoiaram esta iniciativa, nomeadamente a edilidade de Braga, os Transportes Urbanos de Braga, a padaria Dume, o restaurante Martinho e a casa da Lata em Carrazedo, Amares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui