O Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes representado pelo seu Presidente – Sargento-mor Armindo Silva, Guião e Porta Guião, Combatente em Angola – João Moura, para além de restante direção, associados, familiares e amigos, num total de 50 participantes, esteve no passado dia 9 de abril, nas comemorações do 104º Aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente, junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Esta cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, estando presentes diversas entidades militares, civis e religiosas.
Durante a manhã foi realizada uma concelebração Eucarística pelos combatentes falecidos na Igreja de Santa Maria da Vitória, no Mosteiro da Batalha, presidida por Sua Excelência Reverendíssima, D. José Valério, Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, sendo seguida de uma Cerimónia Militar, defronte do Mosteiro da Batalha, culminando com desfile das Forças em Parada e Antigos Combatentes.
Por último, foi realizada uma Cerimónia de Homenagem ao Soldado Desconhecido, no Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha.
O grupo do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes realizou um almoço de confraternização no restaurante Dom Abade – Pedreiras – Porto de Mós, onde todos puderam degustar o que de melhor se faz da cozinha tradicional portuguesa, apresentado num buffet conhecido na região pela sua variedade, da primeira à última garfada.
De seguida visitámos o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, espaço localizado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, onde estão reunidos elementos que permitem conhecer a história e a tradição da terra, assim como as principais atividades que contribuem para a preservação da identidade deste concelho ribatejano, tais como, objetos, associados ao fabrico do pão, do azeite e à produção agrícola; alusivos ao toiro, ao cavalo e ao campino; à produção de vinho, etc.
Seguramente que os antigos combatentes, familiares e amigos do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, para além de se terem associado a estas comemorações, tiveram oportunidade de conhecer outras terras, gentes, usos e costumes, aliando o saber ao lazer, sendo por isso mais um momento de franca camaradagem, num permanente estreitamento de relações de amizade e partilha entre gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui