CAMINHAR É BENÉFICO PARA A SAÚDE
Caminhar é uma das formas mais simples e acessíveis de exercício físico, oferecendo uma série de benefícios para a nossa saúde. É um exercício aeróbio de baixa intensidade, ideal para melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, é uma excelente forma de queimar calorias, promovendo a perda de peso ou a manutenção do peso atual. A prática regular da caminhada também melhora a qualidade do sono, aumenta a autoestima e reduz o stress e os sintomas de depressão e ansiedade.
Dentro do Plano de Atividades do Núcleo de Peniche, estão previstas ao longo de todo o ano caminhadas guiadas e passeios pedestres à descoberta da costa marítima de Peniche. Estas atividades visam proporcionar não apenas os benefícios físicos do exercício, mas também a oportunidade de apreciar a natureza, enriquecer a cultura, promover a consciencialização ambiental e fortalecer os laços comunitários.
Um exemplo é a nossa primeira caminhada de 2024, realizada no passado dia 18 de março, em conjunto com o Movimento Ambientalista de Peniche – Arméria, que propôs um percurso de 4 quilómetros pela costa norte de Peniche, combinando atividade física com aspectos ambientais e culturais.
Durante o percurso pedestre fomos conduzidos de forma gentil e informativa, permitindo-nos explorar a riqueza do património existente ao longo da costa de Peniche. Destacamos aspetos relacionados à fauna, flora, geografia, geologia e a fascinante história militar e marítima, incluindo pontos de interesse como as ruínas do Forte da Luz, a Brecha Vulcânica da Papôa, os Farilhões, as Berlengas, a Praia do Portinho da Areia do Norte e o monumento às vitimas do naufrágio da nau espanhola San Pedro de Alcântara. A abordagem detalhada destes temas despertou grande interesse e curiosidade entre os participantes, tornando esta experiência ainda mais enriquecedora.
A Direção do Núcleo de Peniche agradece a prestimosa colaboração de Jorge Maia e do Professor Francisco Félix, respetivamente Presidente e Vice-presidente da Associação Arméria. Além de terem selecionado e proposto o percurso, foram responsáveis pela explanação cultural e ambiental do evento.
À Caminhada, segui-se um convívio no Pátio Sede do Núcleo, para reposição da energia dispendida. Os cerca de 40 participantes nesta atividade, entre sócios e amigos, tiveram oportunidade de saborear uma saborosa febra no pão, acompanhada de vinho, sumos, água e fruta, num ambiente de alegria e boa disposição.
Com uma abordagem holística para o bem-estar, o Núcleo de Peniche da Liga dos Combatentes está comprometido em promover o equilíbrio entre o corpo e a mente, incentivando os seus associados a aderirem e a participarem nestas iniciativas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui