No passado dia 13 de março, o Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes (LC) festejou o seu Centenário, relembrando o dia 13 de março de 1924, data em que foi criado, na altura como Subagência de Penafiel. As cerimónias começaram com o içar da Bandeira Nacional e a inauguração da Placa Comemorativa dos 100 anos, na Sede do Núcleo. Seguiu-se na Igreja do Calvário uma missa solene em memória dos Combatentes já falecidos. De seguida, realizou-se a cerimónia evocativa, junto ao monumento aos Mortos da Grande Guerra.
A Cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel estiveram presentes algumas entidades militares, civis, Núcleos vizinhos da LC, Combatentes e público em geral.
A Cerimónia iniciou-se com o Hino Nacional, seguido de Homenagem aos mortos em combate, alocuções do representante do Presidente da Direção Central da LC, Coronel Paulo Belchior, do Presidente do Núcleo de Penafiel da LC, Sargento-mor António Araújo e do Presidente do município, Dr. Antonino Rocha.
Esteve presente uma pequena força militar, comandada pelo 2.º Furriel Miguel Silva, que prestou as honras militares regulamentares e que muito dignificou esta cerimónia.
No seu discurso, o Presidente do Núcleo de Penafiel da LC falou no passado sem esquecer o futuro do grupo.
Com 100 anos de vida, o Núcleo de Penafiel é um dos históricos núcleos da LC, que orgulhosamente, aprende com o passado, vive intensamente o presente e sonha com o futuro. Estas grandes virtudes têm o propósito de proporcionar aos Combatentes. Recordou o passado dia 13 de março de 1924, quando o Dr. Almiro de Vasconcelos foi investido como o primeiro Presidente desta instituição local.
Referiu também que os Combatentes têm objetivos definidos para o futuro e o Núcleo de Penafiel preconiza ações na aproximação dos jovens com atividades culturais, atividades lúdicas, no chamamento dos combatentes para a ocupação de tempos livres, criando atividades apelativas e a recolha de espólios da guerra que se desejam eternizar. Em representação da Direção Central da LC, o Coronel Paulo Belchior falou na importância destas cerimónias.
“A importância local e nacional do monumento aos combatentes nesta sublime cidade, outrora arrifana de Sousa, que, por nunca se render e ser fiel, viu-se reconhecida como cidade desde, note-se bem, 3 de março de 1770. Um local numa cidade propositadamente criado, para que nele fosse implantado o monumento de ímpar significado, dedicado aos combatentes e à paz.”
Já o Presidente da Autarquia, Antonino de Sousa, surpreendeu a plateia com a revelação que é do seu interesse atribuir a medalha de ouro do município a esta coletividade, como sendo uma homenagem de todos os penafidelenses ao seu Núcleo da Liga dos Combatentes e que nestas comemorações interessa evocar o momento de extraordinária relevância da nossa história, que foi a fundação da LC e o centenário do núcleo de Penafiel da Liga. De resto, salienta o Presidente da Câmara, o nosso núcleo surgiu quase logo de seguida à fundação da Liga dos Combatentes, pouco mais de um ano depois, em Penafiel, esse grupo de bravos cidadãos penafidelenses quis também que Penafiel tivesse o núcleo da LC.
 É uma homenagem plenamente justa para uma instituição que ao longo de um século tem sido a voz e o coração dos bravos homens e mulheres que serviram com coragem e devoção em defesa da nossa pátria.
A cerimónia continuou com a entrega de Medalhas Comemorativas das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas aos Combatentes que tão dignamente disseram presente no período de 1961 a 1975.
Vários elementos da direção do núcleo, bem como a Junta de freguesia de Penafiel receberam a Medalha de Honra ao Mérito (grau prata), a Medalha de Honra ao Mérito (grau cobre) e a medalha de Ouro de Bons Serviços da LC.
Por fim foram entregues os Testemunhos de Apreço aos Sócios que já tinham completado 50 ou 25 anos de inscrição. A cerimónia terminou com o hino da LC. Convidaram-se todos os presentes a visitar a exposição fotográfica da Guerra do Ultramar, que está a decorrer no Museu Municipal de Penafiel.
Seguiu-se o almoço Convívio no Park Hotel, onde a Direção Central da LC ofereceu aos Combatentes que têm 50 anos de associados, uma garrafa “La Lys – Grande Reserva”, como reconhecimento e gratidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui