Núcleo de Montemor-o-Novo – 100.º aniversário

0
527
Em 8 de julho realizaram-se as cerimónias comemorativas do Centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo. Estiveram presentes a Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, os Presidentes das Juntas de Freguesia locais, três membros da Direção Central da Liga dos Combatentes – Comandante Filipe Macedo, Major Figueiredo, Arq.º Varandas dos Santos e seis delegações de Núcleos vizinhos de Montemor-o-Novo (Núcleos de Alcácer do Sal, Estremoz, Évora, Mourão, Vendas Novas e Vila Viçosa), com os respetivos guiões, além do representante do Regimento de Artilharia N.º 5 de Vendas Novas, Tenente-coronel J. Alves, do Comandante do Posto da GNR do Comando dos Bombeiros locais.
As cerimónias iniciaram-se com a deposição duma coroa de flores em homenagem aos combatentes tombados ao serviço da Pátria perante uma guarda de honra constituída por militares do Regimento de Artilharia Nº 5 de Vendas Novas.
A seguir, o Presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo proferiu uma alocução alusiva ao centenário do Núcleo, a que se seguiu a alocução do Presidente da União das Freguesias locais, da alocução do Presidente da Câmara e por fim a discurso do Comandante Pereira Macedo, na sua qualidade de conterrâneo e membro da Direção Central da Liga dos Combatentes.
Passou-se depois à leitura do louvor atribuído pelo Presidente da Liga dos Combatentes ao presidente do Núcleo – José Francisco Leal com a concessão da Medalha de Honra ao Mérito – grau Ouro da Liga dos Combatentes. Por sua vez o Núcleo de Montemor-o-Novo ofereceu às entidades presentes uma medalha comemorativa do centenário com uma inscrição alusiva à efeméride.
Passou-se depois à entrega de Medalhas Comemorativas das Campanhas a sete combatentes sócios do Núcleo. Houve ainda a entrega de três diplomas do Programa Estruturante “Dos Avós aos Netos” que constituiu um momento muito aplaudido pelo público presente.
Terminou assim a cerimónia militar com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes. Fez-se depois o convite para todos os presentes se deslocarem à sede do Núcleo onde foi descerrada uma placa comemorativa do centenário que ficou na frente da entrada a sinalizar a localização do Núcleo e onde foi servido um beberete comemorativo. Pelas 13h00, no recinto da feira local, realizou-se um almoço de confraternização em que estiveram presentes cerca de 250 sócios e familiares.
Fotos: Município de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui