Realizou-se um passeio turístico a Sanxenxo nos dias 17 e 18 de setembro com um grupo de 41 sócios, familiares e amigos, de acordo com o plano de atividades para o corrente ano. A concentração dos participantes teve lugar em frente ao Regimento de Transmissões e deu-se início à viagem com partida às 10h00, num confortável autopullman, com destino a Sanxenxo.  Chegamos ao Hotel Riveiro, na Playa das Areas, pelas 14h00 (hora espanhola), onde foi servido um almoço buffet. Pelas 16H30 iniciou-se a visita, a Cambados (capital do Albariño e santuário do marisco), vila piscatória com adegas e museus dedicados ao vinho, tendo sido acompanhados pelo guia espanhol António, contratado para o efeito. Visitamos igualmente a Igreja de San Bieito que remonta à época românica. Percorremos as ruas da vila, apreciamos a monumentalidade dos seus Paços e casas senhoriais.
Cabe aqui fazer uma referência muito especial ao nosso guia pela sua competência demonstrada nas descrições e explicações feitas com todos os detalhes históricos, pela sua simpatia, cultura geral e grande sentido de humor que muito agradou a todos os participantes. Este 1º dia acabou com um lauto jantar de marisco no Hotel, caracterizado pela quantidade e qualidade do marisco e que se revelou uma prova difícil de terminar, mesmo para os mais resistentes nestas lides, tendo de seguida acontecido a tradicional queimada galega num ritual de purificação para queimar os males todos das vidas dos que estavam presentes, banindo bruxas, diabos, maus olhados e afins. De seguida, o dono do Hotel, Sr. Eládio Bonzada, foi destacado pelo Presidente do Núcleo com um Testemunho de Apreço e Medalha do Núcleo, pela forma simpática e hospitaleira como nos acolhe. Seguiu-se o baile que terminou já noite dentro. O 2º dia começou com a viagem em direção a O Grove, para o passeio de barco pela Ria Arosa, acompanhado de apresentação por uma guia local que nos mostrou as explorações marisqueiras, observação do fundo marinho e fauna local, finalizando este agradável passeio com uma degustação de mexilhões, camarões e vinho acompanhada de música. Seguiu-se uma visita à ilha de La Toja, conhecida pelas suas paisagens paradisíacas, pela sua fábrica de sabonetes e cosméticos feitos com água mineral da zona e pela Capela de San Caralampio, vulgarmente conhecida pela Capela das Conchas.
De seguida, decorreu o almoço no Hotel, que teve início pelas 14h00 e, depois do café, o Presidente da Direção, apoiado pelo Secretário, numa pequena, mas simbólica cerimónia, impôs o emblema da Liga a cinco novas sócias e no fim foi lançado o Grito da Liga. A finalizar, o sócio combatente, Coronel Silva Machado, cantou um fado da sua autoria que foi uma excelente surpresa para todos os presentes. Seguidamente, iniciou-se a viagem de regresso a Portugal com uma paragem em Tui para se gastar as últimas “pesetas”. Esta atividade que já não se realizava há dois anos devido à pandemia, caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa-disposição e de convívio num revitalizante fim de semana cheio de alegria e radioso sol – todos estiveram felizes e cooperantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui