Com a colaboração e apoio organizativo do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, foi inaugurado no passado dia 17 de setembro de 2022, na vila de Cano, concelho de Sousel, um Monumento de homenagem aos Antigos Combatentes Canenses no ultramar, na presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr.ª Isabel Ferreira, das autoridades do Município de Sousel, dos representantes da Liga dos Combatentes e da Força Aérea Portuguesa.
A cerimónia decorreu no âmbito do programa de comemoração da Centenário da “Atterrissage” do Tenente Celestino Pais de Ramos, que contou ainda com uma Palestra sobre a vida e obra de três figuras militares da terra: os irmãos – Major Celestino Pais de Ramos e General Abílio Pais de Ramos, e o Alferes Piloto Manuel Capela Araújo; Um Encontro Aeronáutico de Cano, com o apoio da APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, com mais de 20 aviões ultraleves; Uma sessão de Saltos de Paraquedas, terminando o dia com um concerto da Banda de Música da Força Aérea.
No decorrer do ponto alto das comemorações, a inauguração do monumento aos antigos combatentes, usaram da palavra a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr.ª Isabel Ferreira; o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Eng. Manuel Valério; o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues; o presidente da Junta de Freguesia de Cano, Sr. Euclides Silva; a presidente da Assembleia Municipal de Sousel, Sr.ª Maria Rosalina Teles; e o pároco P. Carlos Fonte.
Nos discursos foi evidenciado o esforço, privação e altruísmo dos antigos combatentes canenses, cuja vida foi fortemente impactada, física e psicologicamente, na sua passagem pela Guerra do Ultramar.
O monumento inaugurado apresenta os nomes dos antigos combatentes da freguesia, que foi possível reunir até à data, ficando a constituir um símbolo da dedicação à defesa da pátria, mas destacando os valores da paz e da concórdia entre os povos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui