Núcleo de Matosinhos – Homenagem aos Combatentes

0
394
O programa deste ano de homenagem aos Combatentes da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, mortos na Guerra do Ultramar, teve o seu início pelas 09h45, nos cemitérios das freguesias de Lavra e de Perafita com a deposição de uma coroa de flores por parte da Presidente da União de Freguesias, Dr.ª Lurdes Queirós e do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente-coronel Armando Costa junto do Panteão aos Combatentes Lavrenses e da placa/memorial em Perafita, onde constam os nomes dos falecidos daquelas duas freguesias. Igualmente foi feito o toque de homenagem aos mortos pelo clarim dos Bombeiros de Matosinhos – Leça da Palmeira. A seguir, realizou-se em Santa Cruz do Bispo, conforme planeado para este ano, a cerimónia militar promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo – Pólo de Santa Cruz do Bispo.
Pelas 10H30, iniciou-se a comemoração com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo içada a Bandeira Nacional ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional e a Guarda de Honra, constituída por um clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, pelo Porta Guião do Núcleo e por alguns sócios combatentes, prestava as honras militares à Bandeira Nacional. Posteriormente, os participantes seguiram em romagem ao cemitério local. Pelas 10H45, já no cemitério junto à placa/memorial onde se encontram os nomes dos combatentes de Santa Cruz do Bispo que tombaram pela Pátria, realizou-se a cerimónia militar onde três sócios, um de Lavra, um de Perafita e outro de Santa Cruz do Bispo fizeram a chamada de todos os combatentes mortos na Guerra do Ultramar da União das Freguesias, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores, pela Presidente da Junta e pelo Presidente da Direção do Núcleo.
A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, após um minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e feita uma evocação religiosa pelo Rev. Padre Matias. Dando continuidade ao programa traçado, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo e pela Presidente do executivo da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes. A cerimónia militar no próximo ano vai ser realizada em Lavra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui