Núcleo de Lamego – Passeio cultural à região do Alentejo

0
417
No âmbito do programa de atividades do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes para 2023, decorreu nos dias 27 e 28 de maio, um passeio cultural à região do Alentejo. Participaram 42 associados e familiares, tendo os mesmos tido a possibilidade de desfrutar e conhecer esta bela região do país.
O passeio passou pela cidade de Castelo Branco, tendo como objetivo visitar os jardins do Paço do Concelho, Museu Francisco Tavares Proença, seguindo o autocarro para a elevação onde se encontra o Castelo.
De destacar a beleza dos Jardim criado no século XVIII pelo bispo João de Mendonça, que está organizado num padrão formal com a sua profusão de estátuas. De estilo barroco e frequentemente bizarros, os santos e apóstolos alinham-se nas sebes, os leões de pedra refletem-se nos lagos e os monarcas guardam as balustradas, onde os odiados reis dos 60 anos de domínio espanhol, são em tamanho reduzido.
Já no dia seguinte, pela manhã, o grupo deslocou-se a região de Monsaraz e Barragem do Alqueva, podendo aí disfrutar das belíssimas paisagens e património preservado, assim como da imponência da barragem. Já na visita à histórica Cidade de Évora o grupo teve oportunidade de se dividir para visitar os principais locais turísticos de acordo com as respetivas áreas de interesse, no sábado e no domingo.
Destaca-se a visita ao Convento e Igreja de São Francisco, museu e a Capela dos Ossos, que constitui um dos mais conhecidos monumentos de Évora, inaugurado no século XVII e ainda o Templo Romano de Évora, também conhecido como Templo de Diana, que faz parte do centro histórico da cidade, o qual foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.
O grupo regressou a Lamego pelas 23h00, animados e satisfeitos por terem tido a oportunidade de vivenciar mais um enriquecedor e inesquecível passeio. A Direção do Núcleo de Lamego, a todos os participantes agradece, pelos momentos de convívio, de sã camaradagem e alegria que proporcionaram neste fim-de-semana extraordinário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui