Núcleo de Lamego – Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar – Concelho de Resende

0
345
No âmbito de uma iniciativa dinamizada pela Junta da União de Freguesias, de Felgueiras e Feirão/Resende, decorreu no dia 2 de setembro de 2023, uma cerimónia em memória dos Combatentes da Guerra do Ultramar.
A cerimónia teve início com a inauguração do Monumento, situado nas proximidades da Capela de São Cristóvão, num local por onde os Combatentes passavam a pé quando se dirigiam para o Regimento de Infantaria 14 em Viseu ou para o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), atual Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em Lamego.
A cerimónia decorreu na Capela de São Cristóvão e teve início pelas 15h00, com a celebração de uma missa em que se homenagearam os dois Combatentes de Feirão mortos em combate, e todos os restantes que ainda se encontram vivos e os que já partiram para a eternidade. Esta cerimónia surge na continuidade do trabalho de levantamento e registo de testemunhos reais de combatentes, levado a cabo pelas professoras, Dr.ª Fátima Soledade e Dr.ª Fátima Silva, ambas associadas do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes e naturais do concelho de Resende.
Estiveram representadas várias instituições civis e militares, entidades autárquicas, e um deputado da Assembleia da República eleito pelo Distrito de Viseu.
De salientar a presença dos representantes do CTOE, Capitão Pereira, o representante da GNR de Lamego, Capitão Moreira e ainda um dos assessores do Presidente da República, coronel Leandro.
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, esteve representado por elementos dos seus órgãos sociais, associados e respetivo Estandarte Heráldico.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui