Núcleo do Porto – Visita ao Centro das Tropas Especiais e às Caves Raposeira

0
338
No dia 4 de setembro de 2023 o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC) efetuou uma visita, de caráter lúdico e cultural, ao Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e às Caves Raposeira, em Lamego. Do programa da visita destacamos a receção, cumprimentos de boas-vindas e visita guiada na primeira pessoa, efetuada pelo Comandante, Coronel Jorge Rodrigues, cerimónia de homenagem aos mortos nos claustros do Convento de Santa Cruz, com deposição de coroa de flores sendo audível, em voz off, a prece do “Ranger”, momento de recolhimento espiritual muito intenso vivenciado por todos os visitantes e militares da Unidade, o sentir da alma reavivada a memória, nos murmúrios das conversas, em relatos vivenciados pelos militares visitantes nas diferentes etapas das suas vidas militares em África, ao serviço do “Pano Verde Rubro” que tem ondulado ao sabor dos ventos da fama. O espaço, a história e a prece tocaram fundo na alma dos combatentes.
De seguida visitámos a sede da formação e treino e da componente operacional, no quartel de Penude, onde tivemos a oportunidade de conhecer uma amostra da panóplia de materiais, equipamentos, armamento e viaturas que equipam esta Unidade, bem como interagir com Oficiais, Sargentos e Praças, que evidenciando elevada preparação, só possível devido ao rigor e à disciplina colocadas na formação e treino. Os visitantes tomaram conhecimento e constaram a experiência, formação e treino, prontidão, ousadia, flexibilidade, discrição e competência dos mesmos.
Foi uma manhã cheia de tudo o que há de bom. Os visitantes foram unânimes em reconhecer o cuidado posto no planeamento e condução da visita, o que muito contribuiu para o fomento da excelente imagem e visibilidade da Unidade, da Brigada de Reação Rápida, do Exército e das FA. Seguiu-se o almoço convívio no restaurante “Paiva”, onde fomos prendados com um excelente cordeiro assado no forno, regado com um excelente vinho da região que permitiu conviver e reavivar memórias da vivência dos sócios da Liga dos Combatentes, do Núcleo do Porto.
O Senhor Professor 
A tarde iniciou-se nas Caves Raposeira, onde o Professor Orlando Lourenço, um profundo conhecedor da Instituição Castrense e dos seus valores, fez as honras da casa, guiando-nos pela história, relatada na primeira pessoa, e pelos diversos espaços dessa grande empresa de sucesso, mitigando o tempo que “encolheu” sem nos darmos conta. Apraz-nos ainda registar o profissionalismo, a competência e o sorriso nos lábios de todos aqueles com quem fomos contactando ao longo da visita.
O entusiasmo e a alegria contagiante colocadas pelo anfitrião, quer na visita, quer nas demonstrações ao longo da mesma, comprovou tratar-se de um exímio e extraordinário comunicador, profundamente conhecedor do métier, só possível para aqueles que nascem e crescem no meio, o qual nos foi explicando durante o percurso nas imponentes instalações e na apresentação do espólio, constituído por uma reserva de dezenas de milhões de garrafas de espumante. A fama e lustre das caves Raposeira e Murganheira são do conhecimento geral a nível interno e externo, assim não foi de todo surpresa constatar que nas duas empresas a inovação e a tecnologia de ponta estão ao nível do que melhor se produz a nível mundial e são utilizadas em todas as etapas do processo do método raposeira e morganheira.
O bem receber foi bem patente ao longo da visita e a simbologia colocada na prova final foi um must sublime e inolvidável, que calou fundo no coração dos visitantes e mereceu o profundo respeito, reconhecimento e consideração pelo anfitrião e pelas marcas Raposeira e Murganheira, na certeza de que os destinos das mesmas estão bem entregues, na continuidade da excelência, da qualidade do produto e dos seus quadros, bem como na sua matriz cultural de inserção na sociedade que as rodeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui