Núcleo de Lamego – 100.º aniversário

0
607
O Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC) foi estabelecido em 05 de novembro de 1923 e iniciou as suas atividades como Subagência em 01 de março de 1924, sendo esta data considerada a fundação deste importante Núcleo. É uma instituição prestigiada na cidade de Lamego e na região do Douro Sul, que nos últimos anos tem realizado diversas atividades em apoio aos associados, especialmente aos Combatentes com maiores dificuldades.
No passado dia 01 de março de 2024, o Teatro Ribeiro Conceição (TRC) acolheu mais uma Noite de Festa para celebrar o Centenário do Núcleo de Lamego da LC, honrando assim a memória de todos aqueles que se bateram em defesa da Pátria.
As celebrações tiveram início com um espetacular Concerto Comemorativo, levado a cabo pela Orquestra Ligeira do Exército (OLE), que fez vibrar a mais bela sala de espetáculos do Douro Sul.
Também nesta noite, o Núcleo de Lamego da LC, teve a honra de ser reconhecido pelo Município de Lamego com a mais alta condecoração, a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro. Esta condecoração, foi proposta pelo Vereador José Pinto, deliberada por unanimidade e subscrita por todo o Executivo Municipal, em reunião no dia 07 de novembro de 2023. Com esta iniciativa, o Município destacou os Combatentes do Douro Sul que lutaram pela Pátria, honrando a memória dos que faleceram e dignificou os que ainda estão entre nós. Também foi uma homenagem respeitosa às suas famílias, reconhecendo as dificuldades que muitas delas enfrentaram. Esta distinção reflete o empenho e dedicação da instituição ao longo de um século, bem como o compromisso inabalável com as causas dos Combatentes e seus familiares.
Neste importante evento, deu-nos a honra da sua presença, o Tenente-general Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes.
Para além do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, e respetivo Executivo, marcaram também presença, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, o Presidente da Assembleia Municipal de Resende, Dr. Jorge Machado, a Secretária da Assembleia Municipal de Lamego, Dr.ª Marisa Nunes, em representação do Presidente Dr. Ricardo Morgado, e dos Presidentes de Junta do Concelho de Lamego, que gentilmente se juntaram a esta homenagem aos Combatentes do Douro Sul.
Estiveram presentes também, o Comandante do CTOE em suplência e seu Adjunto, os Comandantes da GNR e da PSP de Lamego, a Diretora do Estabelecimento Prisional de Lamego, presidentes e representantes das diversas Instituições de Solidariedade Social, os Diretores dos Estabelecimentos de Ensino de Lamego e do IEFP, Párocos da Diocese de Lamego, representantes dos diversos órgãos das instituições de saúde de Lamego, e o representante do Núcleo de Viseu da LC.
O Presidente do Núcleo de Lamego da LC, Coronel Valdemar Lima, a todos agradeceu a presença, prestando uma sentida homenagem aos Combatentes de todos os tempos, que corajosamente defenderam nossa Pátria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui