O Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, organizou e realizou no passado dia 13 de abril de 2023, as cerimónias alusivas ao o 105.º Aniversário da Batalha de “La Lys” e Dia Nacional do Combatente.
É a nossa obrigação moral, revestida de profundo sentimento, homenagearmos e conservarmos a memória de todos os combatentes que um dia caíram em defesa da pátria e, em especial, os que morreram na grande guerra, na guerra do ultramar e nas missões de paz, e honrar e enaltecer, os que felizmente regressaram com vida, após o cumprimento da difícil missão de terem que fazer e sofrer a guerra.
A cerimónia foi presidida pelo Exmo. Subdiretor da Direção de Formação, Coronel de Artilharia Vasco António, que se fez acompanhar pelo adjunto do Comando, SMor Carvalho dos Santos.
Estiveram presentes na referida cerimónia as seguintes entidades civis e militares: Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá; Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Duarte; representante da União de Freguesias de Évora, Arquiteto Cláudio Velez; Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Dr.ª Bárbara Matadinho; representante do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, Dr. José Banha; 2º Comandante do Comando Territorial da GNR, Pedro Ramalho; Comandante do Comando Distrital da PSP de Évora, Superintendente Joaquim Simão; Diretor da Unidade de Saúde Militar de Évora, Maj Gil Borges; Presidente da Delegação de Évora da ADFA, Dr. Manuel Branco; Presidente da Associação Humanitária do BVE; Dr. João Inverno, em representação da diretora do Estabelecimento Prisional de Évora, Dra. Sandra Sezões; representante da Fundação Eugénio de Almeida, Major-General Canha da Silva; antigos presidentes do Núcleo de Évora, Coronel Manuel Calado e Sargento-ajudante Paulo Pagará; delegação de Oficiais, Sargentos e Praças da Direção de Formação.
Associaram-se a esta efeméride, inúmeros sócios do Núcleo, antigos combatentes e população em geral. O evento teve início pelas 11H00 junto ao monumento de homenagem aos mortos da guerra do ultramar, sito no Largo dos Castelos, onde foi depositada uma coroa de flores em homenagem à memória dos Combatentes do Concelho de Évora mortos na Guerra do Ultramar.
Pelas 11H30 junto ao monumento de homenagem aos mortos da Grande Guerra, no Rossio de São Brás na Mui Nobre e Sempre Leal de Évora, tiveram início as cerimónias comemorativas da efeméride com o seguinte programa: Continência da Força Militar à Entidade que presidiu à cerimónia: Alocução alusiva à efeméride pelo Presidente do Núcleo de Évora, Sargento-chefe Joaquim Santos; Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares a serem prestadas pela Guarda de Honra da DF, apoiadas por um Clarim da CBFE; Deposição de coroas de flores por 10 entidades; Minuto de silêncio em homenagem aos Combatentes falecidos; Prece proferida pelo Coronel de Assistência Religiosa, Padre Jorge Matos.
Imposição de 15 medalhas comemorativas das campanhas aos seguintes Antigos Combatentes que fizeram as suas comissões de serviço em Angola, Guiné e Moçambique:
– José Ferreira – Moçambique 1974-75;
– António Santos – Angola 1966-68;
– Hélio Vicente – Guiné 1966-68 (A título póstumo );
– Manuel Godinho – Angola 1969-72;
– Martinho Requetim – Guiné 1972-74;
– Estevão Beijinho – Angola 1965-67;
– Joaquim Poupa – Guiné 1967-69 (A título póstumo);
– José Fonseca – Guiné 1969-71;
– Vítor Direitinho – Angola 1967-70;
– João Ciríaco – Guiné 1968-69;
– Jacinto Borda D`Água – Angola 1969-71 (A título póstumo);
– Manuel Pastaneira – Angola 1969-71;
– João Cardoso – Angola 1970-72;
– José Branco – Angola 1971-74;
– Joaquim Guerra – Angola 1973-75.
As comemorações culminaram com o já tradicional almoço de confraternização entre todos os participantes, o qual decorreu na Quinta Nova do Degebe dos Irmãos Galhetas. No referido almoço, houve ainda oportunidade para a apresentação do livro “Operação Platina” da autoria do antigo combatente Hélder Neto.
O Núcleo de Évora agradece a colaboração na organização deste evento, às seguintes entidades: Direção de Formação; Câmara Municipal de Évora; Chefia de Bandas e Fanfarras do Exército; Polícia de Segurança Pública e Jornal Diário do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui