No passado dia 18 de março de 2023, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes realizou um passeio convívio à cidade de Lamego para os seus sócios, familiares e amigos. Integraram o grupo 60 elementos. Com saída de Braga pelas 07h30, deu-se início à viagem com destino a Lamego com passagem por Vila Real. O Presidente do Núcleo, Coronel António Estudante Mendes de Oliveira, no início da viagem, usou da palavra para dar as boas vindas, agradecer a presença de todos e referiu, ainda, que a Direção tem imenso gosto e sente-se muito grata em puder contar com a presença de todos os sócios e familiares nos nossos eventos e cerimónias.
Em Lamego, o programa iniciou-se com uma visita guiada ao Santuário da Senhora dos Remédios, onde se pode observar a imponente escadaria barroca com 686 degraus que termina no santuário rocaille, erguido em meados do séc. XVIII à veneração de Nossa Senhora dos Remédios, que só em 1905 ficaria totalmente acabado. A íngreme geologia do terreno acentua a grandiosidade do conjunto, rodeado pela mística do denso arvoredo que forma o Parque de Santo Estevão, um local muito aprazível.
Foi Nicolau Nasoni, autor das pinturas que revestem as abóbadas da Sé de Lamego, que desenhou algumas das obras barrocas que decoram o conjunto nomeadamente uma belíssima fonte em granito que se encontra ao lado do Santuário. Diversos patamares enriquecem o monumental escadório com interessantes obras escultóricas que amenizam a longa subida, salientando-se a fonte do Pelicano e uma pequena capela octogonal erguida no s. XVI em honra da Virgem a mando do Bispo D. Manuel de Noronha. Num dos patamares, erguem-se dezoito estátuas representando reis e patriarcas da Judeia, elevando-se no centro de uma monumental taça de água um obelisco com 22 m de altura, decorado e sustentado por míticos atlantes. Finalmente, alcança-se o santuário, epítome do conjunto, dedicado à padroeira.
O túmulo do fundador, o cónego José Teixeira Pinto, falecido em 1784, encontra-se à entrada da nave do templo.
Seguidamente, visitamos a Sé de Lamego Fundada em 1129, com um estilo gótico dominante mantém a torre medieval quadrada original, mas o resto da arquitetura reflete as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados. A Sé de Lamego está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Estas visitas tiveram como guia o filho de um combatente Lamecense, António Manuel. O almoço de confraternização entre sócios foi servido num restaurante a “Tasca dos Porfírios” o qual foi do agrado de todos. Após o almoço fez-se uma visita também guiada, pelo proprietário Sr. Orlando Lourenço às caves da raposeira, onde nos foi explicado todo o processo desde a entrada das uvas até à saída para consumo interno e exportação.
Pelas 18H00, iniciámos a viagem de regresso a casa, que ocorreu pelas 20H00, num cómodo auto pullman, e no final ficámos todos com a satisfação de termos proporcionado um bom dia de convívio e amizade aos nossos associados, que agradeceram o convite, e esperam já pelo próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui