O programa deste ano, de homenagem aos combatentes da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, mortos na Guerra do Ultramar, teve o seu início pelas 09h45, nos cemitérios das freguesias de Santa Cruz do Bispo e de Perafita com a chamada dos combatentes falecidos e a deposição de uma coroa de flores por parte de um membro do executivo da União de Freguesias e do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, junto da placa/memorial onde constam os nomes dos falecidos daquelas duas freguesias. Igualmente foi feito o toque de homenagem aos mortos, pelo clarim dos Bombeiros de Matosinhos – Leça da Palmeira.
De seguida, realizou-se em Lavra, conforme planeado para este ano, a cerimónia militar promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo – Pólo de Lavra. Pelas 10H30, iniciou-se a comemoração com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo içada a Bandeira Nacional ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional e a Guarda de Honra, constituída por um clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, pelo Porta-guião do Núcleo e por alguns sócios combatentes, prestava as honras militares à Bandeira Nacional. Procedeu-se à deposição de uma coroa de flores no memorial em frente ao edifício daquela Junta pelo membro do executivo, Vítor Alves e pelo Presidente da Direção do Núcleo, Tenente-coronel Armando Costa.
Posteriormente, os participantes seguiram em romagem ao cemitério local, acompanhando o Porta-guião do Núcleo. Pelas 10H45, já no cemitério junto ao Panteão onde se encontram os lavrenses que tombaram pela Pátria, realizou-se a cerimónia militar onde três sócios, um de Lavra, um de Perafita e outro de Santa Cruz do Bispo fizeram a chamada de todos os combatentes mortos na Guerra do Ultramar da União das Freguesias, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores, no referido Panteão, pelos membros do executivo e pelo Presidente da Direção do Núcleo.
A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, após um minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e lida a prece do Exército pelo Vice-Presidente do Núcleo. Dando continuidade ao programa traçado, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo e por um elemento do executivo da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes. A cerimónia militar no próximo ano vai ser realizada em Perafita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui