O Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, participou nas cerimónias do Dia Nacional do Combatente e do 106.º Aniversário da Batalha de La Lys, estando representado pela sua Direção, Colaboradoras, Porta Guião e respetivo Guião.
As referidas cerimónias decorreram no dia 7 de abril, e como habitualmente, realizaram-se junto ao Mosteiro da Batalha, tendo sido presididas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Porque é a nossa obrigação moral e o dever de manter bem viva na nossa memória coletiva, o sacrifício supremo de todos os Combatentes que deram a vida em defesa da pátria, mas também o de honrar e homenagear, os que felizmente regressaram com vida, após o cumprimento da difícil missão de terem que fazer e sofrer a guerra, no passado dia 9 de abril, o Núcleo de Évora também organizou e realizou localmente as comemorações do Dia Nacional do Combatente.
As referidas cerimónias decorreram junto ao Monumento aos Mortos do Ultramar, no Largo dos Castelos, em Évora, e foram presididas pelo Diretor de Formação do Exército, Major-general Dias de Almeida. Do programa constou:
– Alocução alusiva ao evento, pelo Presidente da Direção, Sargento Chefe Joaquim Santos;
– Homenagem aos Combatentes Mortos, com deposição de coroas de flores pelas seguintes entidades: Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Viana do Alentejo; União de Freguesias de Évora, Junta de Freguesia de Alcáçovas; Guarda Nacional Republicana; Polícia de Segurança Pública; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora; Delegação de Évora da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Exército Português e Liga dos Combatentes.
– Prece pelo coronel do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, padre Jorge Matos.
– Imposição de condecorações aos Antigos Combatentes que cumpriram as suas comissões ao serviço das Forças Armadas Portuguesas nas Ex-Províncias Ultramarinas Angola e Moçambique:
– Ex-Marinheiro Fuzileiro, Agostinho Manuel Gomes Ramos, com a legenda: Moçambique 1971-73;
– Ex-Soldado, Leonardo António Gomes, com a legenda: Angola 1971-74;
– Ex-Soldado, António João Varela, com legenda: Angola 1964-66;
– Ex-Soldado, José Severino Barrigó Mendonça, com a legenda: Angola 1973-75.
Após o ato de condecoração aos Antigos Combatentes, foi tocado e entoado o Hino da Liga dos Combatentes.
O evento terminou com a oferta de um “Alentejano de Honra” no interior das instalações do quartel da Direção de Formação, a todas as entidades convidadas, sócios, antigos combatentes, familiares e população que se associou a esta cerimónia simples, mas plena de significado.
Para a realização e sucesso destas comemorações, foi fundamental o prestimoso apoio dado pelo Exército Português através da sua Direção de Formação, assim como a colaboração do Padre Jorge Matos e do jornal Diário do Sul. A todos os citados, o nosso sincero agradecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui