Dia de Finados 2023 – Tábua

0
704
A tradição do Dia de Finados, remonta ao século V, quando a igreja começou a dedicar um dia por ano para rezar pela alma de todos os falecidos para que não caíssem no esquecimento. O Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes, realizou no passado dia 2 de novembro 2023, dentro do princípio de rotatividade do Concelho, na freguesia de Candosa, a Cerimónia do Dia de Finados, em homenagem aos Combatentes falecidos em nome de Portugal, que constou do seguinte programa: 
  • 11h00 – Missa de sufrágio pelos combatentes já falecidos na Igreja Matriz de Candosa, pelo Padre Tomás. 
  • 12h00 – Início da Cerimónia no Cemitério de Candosa, com o descerrar de uma placa no exterior do cemitério com a seguinte frase “Neste cemitério estão sepultados combatentes por Portugal – 02 de novembro de 2023”. O Presidente do Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes fez uma alocução alusiva à cerimónia, tendo também usado da palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Candosa, José Cardoso e o Vereador Eng. David Pinto que esteve presente em representação do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz. 
De seguida foram depositadas coroas de flores, pelo Núcleo de Tábua e pela Câmara Municipal de Tábua, na campa do Primeiro-sargento, Cassiano Lopes São Bento, falecido em acidente de aviação em 02 de maio de 1973 em Moçambique, e na campa do Soldado Manuel Brás, falecido em combate em 14 de abril de 1970 na Guiné, tendo terminada a cerimónia com a leitura de uma prece pelo Padre Tomás. Estiveram presentes na cerimónia, elementos da Direção, familiares dos combatentes falecidos, Antigos Combatentes, e alguns populares do concelho de Tábua. (Fotos do combatente Manuel Pereira).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui