Comemorações 101º Aniversário da Batalha de La Lys – No dia 10 de abril o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes e o RC6 levaram a efeito as Comemorações 101º Aniversário da Batalha de La Lys, assinalando também o Dia do Combatente.
Após a missa solene em sufrágio pelos combatentes falecidos, seguiram-se as cerimónias junto do Monumento ao Combatente. Foi deposta uma coroa de flores e lida a prece.
Além de se evocar os militares mortos pela Pátria, foi também um momento para agradecer a todos aqueles que, ao longo da história, tem lutado, nos vários teatros operacionais, em prol da manutenção da paz; conforme referiu o Presidente do Núcleo, Coronel João Vareta. Este oficial sublinhou ainda “que já começa a haver a consciencialização de que não podemos passar ao lado de agradecer aos militares o que tem feito por este País.
Por sua vez o Diretor do Centro de Apoio Social do IASFA, Coronel Luís Salgado, referiu que a principal missão dos militares é “garantir a segurança última do Estado” e “criar condições para que a segurança Nacional seja efetiva”.
Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Firmino Marques, realçou a necessidade de semear a paz e cultivar a esperança de que a resolução dos conflitos se possa vir a alterar.
Finalmente o Coronel Vareta leu a mensagem do Presidente da Direção Central, General Chito Rodrigues, alusiva à efeméride; em que se destaca o Centenário da Conferência da Paz (que pôs fim à 1ª Guerra Mundial) tendo lembrado que “a paz e a liberdade são anseios do ser humano em sociedade. Mais uma vez o General fez questão de insistir que “na Liga dos Combatentes, somos e seremos combatentes pela paz”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui