No dia 11 de novembro 2021, a Liga dos Combatentes assinalou os 103 anos da assinatura do Armistício, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, tendo a Cerimónia Militar decorrido junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém. Neste dia, pretende-se homenagear e honrar a memória de todos os que lutaram e morreram pela Pátria, assinalando-se, ainda, o 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes e o 47.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas – Almirante António Silva Ribeiro, que contou com a presença da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, o Chefe do Estado-Maior da Armada, o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e do Presidente da Liga dos Combatentes, entidades militares e civis, para além de muitos Combatentes e público em geral. As alocuções do dia foram proferidas pelo Tenente-general Alfredo Cruz da Força Aérea e Presidente da Liga dos Combatentes – Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. Após a cerimónia militar, com parada, procedeu-se à deposição de coroas de flores, oração por um capelão e toques aos caídos. Os presentes dirigiram-se para o interior do Museu do Combatente, com visita do CEMGFA às instalações renovadas da guarnição que faz guarda ao Monumento aos Combatentes do Ultramar. Com a parada com ar festivo devido aos guiões cedidos pela Força Aérea espalhados em alas, entraram os presentes na Sala Aljubarrota onde teve início o lançamento do livro “Angola 92”, da autoria do Coronel Paulo Gonçalves. Durante a tarde teve lugar a tertúlia “Memórias de Combate”, com a participação do General Aleixo Corbal (Angola), Tenente-general Vizela Cardoso (Moçambique), Major-general Ricardo Cubas (Guiné), Coronel Orlando Amaral (Guiné), Tenente-general Ferreira Pinto e Coronel Mira Vaz (Paraquedistas), com exibição da exposição associada “Memórias de Combate – A Força Aérea na Guerra do Ultramar”, que estará patente até ao dia 29 maio 2022.
No decorrer das cerimónias foram impostas as seguintes condecorações:
Medalha de Mérito Militar – 1.ª classe:
– Coronel Carlos Filipe.
Medalha da Defesa Nacional – 1.ª classe:
– Coronel João Belchior.
Medalha da Defesa Nacional – 4.ª classe:
– Joaquim Romão Henriques.
Medalha da Liga dos Combatentes Honra ao Mérito – Grau Ouro:
– Presidente do Núcleo da Covilhã – João Azevedo; Presidente do Núcleo de Torres Novas – Eng.º Paulo Pereira; Presidente do
Núcleo de Vila Franca de Xira – Sargento-mor Armindo Silva e funcionária da Direção Central da LC – Domingas Pereira.
Medalha da Liga dos Combatentes Honra ao Mérito – Grau Prata:
Funcionários da Direção Central da LC – Anabela Rodrigues; Carlos Carrera e Hugo Gonçalves;
Funcionário do Museu do Combatente – José Faustino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui