Decorreu em 26 de setembro a visita de uma Delegação do MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS DE VETERANOS da República Popular da China à Liga dos Combatentes, tendo a “Delegação” visitado o Núcleo do Porto da LC em 28 de corrente mês. A “Delegação”, chefiada pelo Diretor do Gabinete-geral do Ministério dos Assuntos Veteranos – Senhor Wang Zhiming, era composta por mais cinco elementos daquele Ministério e acompanhada pelo Adido Militar, Naval e Aeronáutico – Senhor Coronel Superior Wan Dong e pelo Adjunto do Adido de Defesa – Senhor Capitão Tang Yuming.
A “Delegação”, representando um Ministério muito recentemente criado na RPC, procurou conhecer a realidade da Liga dos Combatentes, mormente a sua história, normativos que a regem, atividades que desenvolve e, sobretudo, o apoio que presta e como o presta aos Combatentes.
A elucidação sobre as questões formuladas, quer na Sede da LC, quer no Núcleo do Porto, foi conduzida com objetividade e adequada fundamentação, proporcionando à Delegação, nesta abordagem, a elucidação possível e suficiente para atingir os seus objetivos.
A documentação que rege a atividade da “Liga”, bem como livros recentemente produzidos e exemplares da Revista Combatente, que ilustram por forma diversificada a atividade dos Programas Estruturantes da Liga, dos seus “Núcleos” e dos seus Associados, foram entregues e foi consensual entender que valem mais que mil palavras.
A visita da Delegação ao Núcleo do Porto da LC proporcionou um outro tipo de recolha de informação e de contato com a realidade da vida de um Núcleo, factos que percecionamos muito interessam à Delegação, pela novidade que para si constituem e pela amostragem da descentralização da Missão global da Liga e a sua condução prática no “terreno”.
Foi útil a troca de impressões, porta entreaberta para eventuais contactos a estabelecer no futuro e, naturalmente, um privilégio para a Liga dos Combatentes o contacto estabelecido e a Amizade dele nascida.
A delegação da Liga dos Combatentes que recebeu a comitiva da China era constituída pelo Vice-presidente MGen Fernando Aguda e pelos vogais CMG Filipe Macedo e Arq. Eduardo Varandas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui