O Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, comemorou o seu 92º aniversário no dia 04 de setembro de 2021, tendo realizado no dia seguinte, uma cerimónia de Evocação aos Combatentes do Concelho que Tombaram em Defesa da Pátria, depondo duas coroas de flores junto do Monumento aos Combatentes do Concelho de Vila Franca de Xira, uma, pela Liga dos Combatentes e outra, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, contando para isso com o apoio do Exército Português, que cedeu uma força de escalão secção, pertencente ao Regimento de Transportes e um clarim, cedido pela Fanfarra do Exército.
Presidiu ao ato o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, sendo de realçar as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, do Vice-Presidente Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, António Oliveira, da Vereadora da Cultura, Habitação e Coesão Social, Dr.ª Manuela Ralha, do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, Prof. Dr. João Santos e demais entidades civis, militares e militarizadas, bem como, combatentes e suas famílias, que se quiseram associar a este ato de elevado simbolismo.
A Sessão Solene, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorreu no Auditório da Fábrica das Palavras, iniciando-se com a entrega de Diplomas de Testemunho de Apreço aos associados com, 30 anos – Guilherme Simões; 35 anos – Adriano Almeida; 40 anos – Mário Santos e 45 anos – José Rodrigues.
Procedeu-se depois à condecoração com a Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas, de dois Combatentes, que prestaram serviço na Província Ultramarina da Guiné, no período de 1963/1965 e 1965/1967, respetivamente, António Narciso e José Silva, sendo um momento de emotivo para os próprios. Foi ainda condecorado com a Medalha de Comportamento – Grau Prata, o Cabo TFH, António Francisco, na situação de reforma.
Por proposta do Presidente da Direção do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes, foi louvado e condecorado a Título Póstumo, pelo Presidente da Liga dos Combatentes, com a Medalha de Honra ao Mérito (Ouro) da Liga dos Combatentes, o Sócio Combatente e ex-Presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira de 1992 a 2009, Capitão Técnico Manutenção Material Aéreo, Júlio Marques Serra, tendo recebido o referido louvor e condecoração, sua neta, Ana Norte.
Seguiram-se depois as intervenções pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pelo Presidente da Liga dos Combatentes, tendo as cerimónias terminado com o Hino da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui