Dia do Armistício 2023 – Santa Margarida

0
463
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Santa Margarida comemorou, no passado dia 29 de novembro de 2023, o 105.º Armistício da Grande Guerra, simultaneamente o 49.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar e o 8.º aniversário do Núcleo de Santa Margarida da Liga dos Combatentes.
As cerimónias tiveram lugar no Quartel General da Brigada Mecanizada e foram presididas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues. O Tenente-general foi recebido com honras militares regulamentares à Porta de Armas pelo Brigadeiro-general Sebastião Joaquim Rebouta Macedo, Comandante da Brigada Mecanizada.
Estiveram presentes diversas entidades civis e militares, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Constância, Dr. Sérgio Miguel Santos Pereira de Oliveira, o Presidente da Assembleia Municipal e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Margarida e Montalvo, além de outras autoridades civis e militares. O Presidente do Núcleo de Tomar com o seu guião e porta-guião também marcou presença, assim como um número significativo de sócios e familiares.
As festividades começaram com a celebração da Missa, celebrada pelo Capelão, Tenente Jorge Manuel Couto Gonçalves, na Capela do Campo Militar de Santa Margarida e na qual se recordaram os combatentes que deram a vida pela Pátria ao longo dos anos. O Capelão também ressalvou a paz e a assinatura dos tratados, que nem por acaso, aconteceram nesta época pré-natalícia.
Terminada a Missa, todos nos dirigimos para a Parada do Quartel General, onde se realizou a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, com a deposição de um ramo de flores pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Constância e uma coroa de flores pelo Tenente-general Chito Rodrigues, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Constância, Dr. Sérgio Oliveira, e pelo Comandante da Brigada Mecanizada, Brigadeiro-General Rebouta Macedo. Esta cerimónia, como tradicionalmente acontece, revestiu-se de especial sentido e significado, pretendendo-se com a mesma, homenagear todos os militares que, no cumprimento do dever, tombaram no campo da honra e da glória ao serviço de Portugal.
Após a cerimónia, foi tirada a foto de família. De seguida já no auditório do Quartel General, procedeu-se à imposição de condecorações aos, Tesoureiro e Secretário cessantes da Direção do Núcleo e foram proferidas as alocuções referentes ao ato pelo Presidente do Núcleo, Coronel Lebre Falcão, e pelo Tenente-general Chito Rodrigues. A sessão solene terminou com todos os presentes entoando o Hino da Liga dos Combatentes.
As cerimónias encerraram com um lanche convívio, durante o qual foi cortado o bolo de aniversário e cantados os parabéns ao Núcleo de Santa Margarida.  O Núcleo de Santa Margarida expressa agradecimentos pelo apoio e disponibilidade, da Brigada Mecanizada, do seu Comandante, Brigadeiro-general Rebouta Macedo e de todos os militares e civis que ali prestam serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui