Em 3 de julho de 2015 regressou a Portugal a Equipa de Missão da LC, após ter efetuado a Operação Nova Frente 7 em Moçambique.

Em 14 de junho deu-se início à NF 7 com o deslocação para Moçambique da “Equipa”, tendo início no terreno a 16 de junho em Nampula, preparando-se todo o equipamento e reabastecimentos necessários para a sustentação logística da Missão.

Rumou-se em seguida a Pemba onde foi recebido o Talhão Militar da LC naquela cidade após requalificação, tendo a “Equipa” prosseguido para Mocímboa da Praia onde procedeu ao estudo da requalificação do mausuléu da GG no cemitério municipal da Cidade, preparando o orçamento da requalificação referida.

Partiu-se posteriormente para Palma onde se esperava fossem efetuadas duas exumações, mas a impossibilidade de localizar uma campa determinou que apenas uma fosse exumada. A tarefa revelou-se dificultada pela presença de inúmera população que a todo o custo queria ver “o que se ia passando”, envolvendo a campa por completo e dificultando os trabalhos.

Dirigimo-nos posteriormente para Mueda, onde decorreu o estudo de requalificação e os preparativos de orçamentação do Talhão Militar da LC, tarefas demoradas e detalhadas que foram assessoradas por uma empresa local. O nosso objetivo é “reconstituir” o Talhão de 109 campas naquele local da emblemática Mueda, restituindo-lhe a traça original tanto quanto possível.

Montepuez foi o nosso objetivo seguinte, procurando exumar restos mortais de 11 campas, tendo sido apenas concretizadas 9 exumações por se verificar a existência de 2 urnas de chumbo que permaneceram nolocal por razões sanitárias. A nossa atividade voltou a ser acompanhada por multidões de populares que perturbaram significativamente as condições de trabalho na escavação das campas e recolha de restos mortais.

Seguimos posteriormente para Nampula, onde nas instalações da Cooperação Técnico Militar Portuguesa (CTMP) naquela cidade se procedeu à limpeza dos restos mortais recolhidos, tendo estes sido acondicionados em urnas e posteriormente depositados no ossário da LC em cerimónia militar em que se dignou participar a Cônsul de Portugal em Nampula, seu marido e outros civis portugueses, sem deixar de contar com a presença dos Militares que prestam serviço na CTMP.

Todas as nossas ações contaram com o apoio das autoridades moçambicanas nos locais onde desenvolvemos atividades, autoridades muito elucidadas pelo governo moçambicano dos nossos objetivos e que recolhendo de nós a última informação sobre os nossos propósitos nos apoiaram por forma muito empenhada.

Regressámos a Portugal com o sentimento do dever inerente a esta missão ter sido cumprido, aguardando os orçamentos para a requalificação do Talhão Militar da LC em Mueda e do Mausuléu em Mocímboa da Praia. Neste momento já se encontram iniciados os trabalhos de requalificação em Mueda e a seu tempo será equacionada a requalificação projetada em “Mocímboa da Praia.

Em 2016 aguarda-nos a NF 8, tendo a NF 7 marcado o final de exumações referenciadas no terreno, ou em cemitérios municipais encerrados e que permitiram que o nosso ossário em Nampula albergue 58 urnas de Militares Portugueses Tombados em Moçambique na Guerra do Ultramar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui