No pretérito perfeito dia 28 de setembro de 2022, uma panóplia diversificada de tipologias de sócios do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), de ambos os géneros, revistaram os Dragões D’ Entre Douro e Minho, com o apoio da Edilidade e dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), engrandecendo, deste modo, a sua memória individual e coletiva.
O Regimento de Cavalaria 6 (RC6), sediado em Braga, proporcionou, como é apanágio da Cavalaria, uma manhã repleta de história, experiências e sensações indeléveis, com especial relevo para os que assentaram praça como mancebos, quer no Regimento Infantaria 8 (RI8), Unidade precursora nestas instalações militares, quer no atual Regimento de Cavalaria N.º 6.
O tempo foi curto para expressar o sentir da alma e da memória, nos murmúrios das conversas tempestivas, em relatos vivenciados nas diferentes etapas das vidas militares dos visitantes. Depois das boas vindas por parte do Exmo. Senhor Coronel de Cavalaria Jorge Paulo Martins Henriques, M.I. Comandante (Cmdt) do RC6 no átrio do edifício do Comando (Cmd), e dos agradecimentos da praxe por parte do Presidente do Núcleo do Porto, o Coronel Jocelino Bragança Rodrigues, seguiu-se a cerimónia de homenagem aos mortos com deposição de coroa de flores, pelo Exmo Cmdt do RC6, Presidente do NPLC e pelo Exmo. Senhor Manuel António Borlido Barbosa, Ilustre 1º Secretário da Assembleia Geral (AG) do NPLC. Dirigimo-nos de seguida para o edifício do Cmd, marcando esta visita para a posteridade com uma foto conjunta tirada na escadaria de acesso ao mesmo. O Cmdt do “6” brindou-nos com uma amável visita guiada ao salão nobre, recentemente renovado no seu conteúdo, bem como ao respetivo gabinete.
De regresso ao átrio do edifício de Cmd, a visita continuou pela parada “Mouzinho de Albuquerque” e Caserna nº 1, onde podemos verificar, in loco, as condições de vivência dos Soldados do Regimento, continuando para o Refeitório Geral, Capela e Bar das Praças, atual Bar Geral, devido a falta de efetivos nesta Classe no Exército, onde tivemos a oportunidade de tomar café e os mais incautos “matar o bicho”, concomitantemente com a troca de experiências vividas.
Na parada “Chaimite” tivemos a oportunidade de conhecer quer as diferentes tipologias da Viatura Blindada de Rodas Pandur 8X8 (Infantry Fighting Vehicle – IFV, Infantry Combat Vehicle – ICV, Anti-Tank Guided Missile – ATGM, Reconnaissance Vehicle – REC, Post Command Vehicle – PC e Ambulance Vehicle – AMB), quer as novas armas individuais e coletivas que equipam os Pelotões de Reconhecimento do Grupo de Reconhecimento (Grec) do RC6, nomeadamente, Pistola GLOCK 17, Espingarda Automática FN SCAR-L, Espingarda Automática FN SCAR-H, Metralhadoras Ligeiras – ML FN MINIMI 5.56 MK3 e ML FN MINIMI 7,62 MK3 e por último a o Lança Granadas – FN LG40-S MK2, bem como contactar e ouvir a experiência e sabedoria dos militares de uma seção de Exploração do 1º EsqRec/GRec do Exército Português.
De igual modo visitamos a exposição estática de armamento e equipamento orientada para o Dia da Defesa Nacional, uma vez que o RC6 é um dos maiores Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional do País. Seguiram-se as cavalariças, onde tivemos a oportunidade de saber que “o que distingue o cavaleiro do Cavalo é o ar inteligente deste último”, bem como tirar fotos com este grande amigo do Homem. Deslumbramo-nos com as soberbas vistas sobre o Convento de Montariol e terminamos a nossa magnífica visita no Picadeiro Coberto, o maior da região.
Pelas 12:40 o Autopullman da TUB já nos aguardava no exterior do quartel e, depois de montarmos a bordo, dirigimo-nos para o Hotel Meliã, onde usufruímos do protocolo que esta cadeia de hotéis tem com a LC. Aqui fomos brindados com um lauto almoço convívio que permitiu continuar a amena cavaqueira e o excelente clima de relacionamento, confraternização e natural camaradagem, qualidades que, de um modo geral, foram substancialmente fomentadas e engrandecidas entre os visitantes, o Presidente da Direção, os 1º e 2º Secretários da AG, Senhor Manuel Barbosa e Senhor Dr. Albano Dias da Costa, bem como o senhor José Silva e Juliana Araújo ambos funcionários do Núcleo. No final do almoço o Bolo Festivo foi cortado com sabre e à moda da Cavalaria em conjunto pelo Presidente da Direção e pelo 1º Secretário da AG do NPLC, e o Grito da LC ecoou, das nossas gargantas, pelo esplendoroso espaço envolvente do hotel Meliã.
As 15:15 acavalámos no transporte fornecido pela TUB e dirigimo-nos ao Imponente Mosteiro de São Martinho de Tibães, Antiga Casa Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, que se situa a seis quilómetros a noroeste de Braga, para uma visita guiada. Os sócios e viúvas de combatentes não pagaram entrada, bastou mostrar os respetivos cartões e os restantes tiveram direito a bilhete reduzido. A visita foi extraordinariamente conduzida, ainda que em passo acelerado, dado o adiantar da hora, ficando os visitantes com um precioso conhecimento sobre a edificação deste grandioso monumento e dos diversos períodos e cerimónias religiosas que se realizaram no seu interior, bem como sobre as relíquias, decorações e ornamentações e ainda sobre a vida dos monges Beneditinos. Às 16:40 já estávamos montados e de regresso ao ponto de partida, a nossa sede na rua da Alegria, no Porto, onde chegamos pelas 17:50.
Ao cair da página, e por unanimidade dos que reuniram ao “toque do Clarim”, fica o nosso preito de homenagem ao Comando, Oficiais, Sargentos, Praças e Civis do RC6, ao Gerente, senhor Dr. Delfim Filho e aos funcionários do Hotel Meliã e a todos os elementos do Mosteiro de São Martinho de Tibães que estiveram envolvidos na visita, pela forma calorosa e amiga como nos receberam, o nosso bem-haja!
Fica também uma referência especial a outras entidades que, de uma forma desprendida e muito nobre apoiaram esta iniciativa, nomeadamente a edilidade de Braga, os TUB, a padaria Dume, que forneceu o Bolo Festivo, a Adega de Favaios e a Casa da Lata, em Carrazedo, Amares, que regaram o nosso almoço respetivamente com vinhos maduros branco e tinto e verde branco. Fica ainda a promessa do NPLC em manter o ímpeto neste tipo de iniciativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui