Núcleo do Porto – Homenagem aos Defensores da Barca – Trofa

0
466
O Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), representou no dia 01 de outubro de 2023, na Trofa, o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, a convite do Presidente da Câmara Municipal da Trofa, na cerimónia de Homenagem aos Defensores da Barca.
A cerimónia envolveu dois momentos significativos, o primeiro junto ao monumento, com deposição de coroa de flores, audição do hino nacional e inauguração de placa nominativa dos Defensores da Barca, seguida de alocuções por parte do Dr. Napoleão Ribeiro, Antropólogo do Gabinete do Património Cultural da Câmara Municipal da Trofa, da qual releva pela sua importância e passo a citar: “Aqui na Trofa, ao contrário do que o imaginário popular tem feito crer, e conforme Jorge Azevedo explanou num jornal local, em 2019, não foi a Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado que barrou o avanço do Exército de Soult, mas sim um pelotão de 35 artilheiros do Exército Português, comandados pelo Tenente Diogo António Guterres, um oficial com experiência no campo de batalha da primeira invasão francesa, nomeadamente na Batalha do Vimeiro, em 1808. De facto, só a experiência destes artilheiros, ajudados, à retaguarda, pelas ordenanças, podia suster o Exército Francês. A sua organização obrigava a regras precisas de escolha do local de entrincheiramento, carregamento e disparo dos quatro canhões que para aqui trouxeram, com cálculos matemáticos de balística que definiam, com exatidão, o local e o alvo”, fim de citação.
Seguiu-se uma intervenção pelo Presidente do NPLC, a convite da Vereadora Lina Ramos, que enalteceu a iniciativa de memória e de louvor aos Combatentes da Trofa, e, em simultâneo, elaborou sobre a ação da Liga dos Combatentes em prol dos Combatentes em geral. Seguiram-se os discursos do presidente da Junta da União das Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), Luís Paulo, e da Vereadora Lina Ramos, responsável pelas áreas da Ação Social, Saúde, Informação ao Consumidor, Mercados e Feiras, Administrativa, Taxas e Licenças, Polícia Municipal, Veterinário Municipal e Metrologia, referindo que “mais importante do que honrar os que partiram é cuidar dos que ficaram”. O evento culminou com uma caminhada entre o Monumento e o Souto de Bairros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui