Núcleo do Funchal – Homenagem a Ireneu Cabral Barreto

0
307
O Núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes (LC) realizou uma homenagem, no dia 6 de março de 2026, ao Representante da República para a Região Autónoma da Madeira e Sócio Combatente e Honorário da LC n.º 167.042, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto que se encontra em fim de mandato.
Esta cerimónia organizada pelo Núcleo do Funchal na sua sede, marcando as comemorações dos 200 anos do Paiol (1825-2025), contou com a presença do Presidente da LC, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, da Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, do Secretário Regional da Economia, José Manuel Rodrigues, bem como outras entidades civis e militares, Sócios e Combatentes.
Na ocasião, nas palavras que dirigiu aos presentes, o Juiz Conselheiro destacou o reconhecimento e enfatizou os apelos à valorização dos Antigos Combatentes. Confessando-se sensibilizado com a homenagem, fez questão de notar que apenas cumpriu o seu dever institucional e pessoal enquanto Antigo Combatente, afirmando: “Começo por agradecer esta homenagem que, como podem imaginar, muito me sensibilizou. Não a considero merecida, porquanto me limitei, por ser meu dever como Representante da República e ex-combatente, em estar convosco sempre que solicitado”. No seu discurso destacou ainda o papel do Núcleo do Funchal da LC na preservação da memória histórica e no apoio aos antigos militares, sublinhando o trabalho desenvolvido na recuperação do edifício que acolhe a instituição (Paiol do Funchal – Casa do Combatente) e na promoção de iniciativas de evocação histórica.
O homenageado aproveitou, também, para reforçar a importância de se continuar a apoiar os Antigos Combatentes e as estruturas que os representam, notando que esse será uma forma “não para celebrar as guerras, mas para assinalar as vidas e os feitos dos que as fizeram”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui