Na manhã do dia 10 de Junho na missa do Anjo da Guarda de Portugal, celebrada na Igreja da Imaculada Conceição, paróquia da comunidade portuguesa de Winnipeg e após dois anos de interrupção devido à pandemia, iniciaram, nestas paragens do Canadá Central, as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Na sua homilia o pároco celebrante, Reverendo Padre André Lico, recordou que Portugal havia nascido com a missão específica de propagar a fé cristã.  Mencionou ainda as batalhas de Ourique e de Santarém, assim como a instituição por Dom Afonso Henriques da Ordem da Cavalaria Militar de São Miguel da Ala devido à ajuda recebida do Arcanjo São Miguel durante a luta contra os infiéis em Santarém.
No fim da celebração o cônsul de Portugal em Manitoba – Paulo Jorge Cabral, que esteve presente com a sua esposa, Dona Maria do Carmo, foi convidado a usar da palavra.
No mesmo dia pelas sete da noite um elevado número de pessoas encontrava-se presente no Centro Cultural, sede da Associação Portuguesa de Manitoba, para participar num convívio em celebração do Dia de Portugal.
A cerimónia iniciou com o desfile de vários membros do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, seguindo-se os hinos pela Banda Lira de Fátima.  A Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da APM, a advogada Nancy Gonçalves,  deu as boas vindas a todos os presentes incluindo os convidados que representavam as várias organizações comunitárias: o Rev. Padre Lico, o Cônsul Paulo Cabral, os presidentes da Associação Portuguesa de Manitoba; do Centro Cultural Açoriano – Casa dos Açores; do Centro Português – Casa do Minho;  do Núcleo da Liga dos Combatentes; da Filarmónica – Banda Lira de Fátima; da Associação de Comerciantes e Empresários e da presidente da Liga Solidária da Mulher, assim como a diretora do Jornal Navegante/Mundial,  o locutor do Programa Português na Rádio CKJS, e ainda o diretor e o fotógrafo  do Lusocan TV.
Em seguida falou o Cônsul Paulo Cabral que, ao concluir, fez a apresentação da mensagem gravada enviada pela “Premier” de Manitoba” Hon. Heather Stefanson que saudou a comunidade neste Dia de Portugal. Foi também apresentada a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.
Vários grupos folclóricos da comunidade atuaram sendo estes: os Luzitos da Associação; o Rancho da Casa dos Açores; o Rancho da Casa do Minho e o Rancho Alegria da APM.  Em seguida usaram da palavra o Diretor de Cultura da Associação – Carlos Neta, que foi o organizador e grande impulsionador deste evento e ainda o Presidente da Direção da Associação – Justin Santos, que agradeceu a presença de todos e o contributo dos voluntários.
O bem conhecido e muito apreciado cantor/compositor da comunidade, João Pimentel, encerrou o espetáculo com a apresentação de várias canções do seu vasto repertório. Foi, sem dúvida, uma noite de convívio bastante agradável e apreciada pois há já muito tempo não tínhamos tido a oportunidade de conviver e celebrar.
Na manhã do dia seguinte, com início às 11 da manhã, junto ao Monumento aos Combatentes por Portugal, teve lugar uma cerimónia de Homenagem a Monsenhor Pedro Fernandes com a presença de um grande número de veteranos portugueses e canadianos.
A missa das nove na Igreja da Imaculada Conceição, no Domingo dia 12 – Solenidade da Santíssima Trindade – fez também parte das celebrações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas por ter sido a Missa da Coroação do Império do Espírito Santo da Casa dos Açores.  À tarde foi servida uma refeição com Sopas do Espírito Santo no Centro Cultural Açoriano onde o Presidente da Casa dos Açores – João Paulo Melo, e o Cônsul de Portugal em Manitoba – Paulo Jorge Cabral, usaram da palavra e deram por encerradas as celebrações deste ano.
Texto: Agostinho Bairos
Fotos e Vídeo: Fátima Sousa e Tony Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui