Dia do Armistício 2023 – Viseu

0
458
Na cidade de Viseu e por iniciativa do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes comemorou-se o 105.º aniversário do Armistício da Grande Guerra e o 49.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar. A cerimónia iniciou-se com uma missa de sufrágio na Igreja de Santo António tendo seguidamente, na praça Mouzinho de Albuquerque, onde se localiza o monumento aos mortos da Grande Guerra do concelho de Viseu, realizado a homenagem aos mortos. Contou com uma Secção de Guarda de Honra do Regimento de Infantaria 14.
O Presidente do Núcleo de Viseu, Tenente-coronel António Gabriel acompanhado pelas entidades presentes colocaram uma coroa de flores junto ao monumento. No uso da palavra agradeceu a presença de todos e recordou os feitos heroicos dos soldados portugueses na Grande Guerra e demais conflitos em que Portugal esteve envolvido, nomeadamente na Guerra do Ultramar. Em destaque focou a memória que os Portugueses devem manter nos seus heróis sepultados em diversos cemitérios nos mais variados continentes, nomeadamente, França, Mocímboa da Praia – Moçambique e em especial os Viriatos Combatentes sepultados nos 11 Talhões da Liga dos Combatentes à responsabilidade do Núcleo de Viseu.
A cerimónia contou com as mais altas entidades políticas, militares e Forças de Segurança de Viseu, em especial o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, e o Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, Dr. Mota Faria. Contou ainda com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Viseu, representante do Comandante do Regimento de Infantaria 14, representantes da GNR e PSP, Diretor do IASFA Viseu, Presidente da Delegação da ADFA Viseu entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui