Dia do Armistício 2023 – Braga

0
371
Ocorreu em Vieira do Minho, as Comemorações do 105.° Aniversário do Dia do Armistício, do Centenário da Liga dos Combatentes (LC) e do Centenário do Núcleo de Braga da LC associado ao dia do município, que no dia 15 de novembro, celebrou os 509 anos da sua elevação a concelho. Presenciado pelas mais altas individualidades autarcas, militares, civis e eclesiásticas da região e sobretudo por um considerável número de antigos Combatentes e população em geral que abrilhantaram com a sua presença a importância desta celebração.
Foi com muita honra e lustre, que a LC fazendo-se representar pelo seu Núcleo de Braga, se associou às referidas comemorações, correspondendo ao mui digno e nobre convite do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º António Cardoso e do Presidente da Assembleia Tenente-coronel Pinto da Costa. Demonstrando elevado afeto, respeito e consideração, pela causa pública da LC e sobretudo recordar e evocar a importância da Paz, nestes tempos conturbados em que é ameaçada em várias regiões do Globo, entre outros: a guerra na Ucrânia, Faixa de Gaza e em alguns países de África, os conflitos latentes no Indo-Pacífico envolvendo potências como a China, Coreia do norte e Coreia do Sul, Taiwan…
Evocar o 105.º Dia do Armistício que, celebra o acordo para fim da I Guerra Mundial, assinado entre os Aliados e o Império Alemão, a 11 de novembro de 1918. Nunca é demais recordar os que pareceram e sofreram com as agruras da Grande Guerra: cerca de 16,5 milhões mortos e milhões de feridos para ambos os lados e consequentemente os inúmeros dificuldades para resolver os elevados problemas do Foro Bio Psicológico e Social, a pensar nestes combatentes e seus familiares, emerge então 5 anos depois a LC com a finalidade de tentar atenuar e resolver as dificuldades e complicações dos Combatentes e familiares dos que pareceram na grande Guerra.
O Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira, Presidente do Núcleo de Braga cumulativamente, em representação do Tenente-general Chito Rodrigues Presidente da LC, em presença de uma força destacada pelo Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), sito em Braga, prestou a devida homenagem aos que tombaram ao serviço da Pátria, junto ao monumento erigido para o efeito, foi ainda proferida uma oração respeitante ao evento pelo Capelão do RC6 Reverendíssimo Padre António Dias.
Foi lido o discurso do Tenente-general Chito Rodrigues, relativo ao 11 de novembro, evocando três principais acontecimentos em efeméride, em resumo: 
1. Ao 105.º aniversário do Armistício da Grande Guerra, relembrando e realçando a relevância e importância da Paz;
2. Ao centenário do nascimento da LC e do seu Núcleo de Braga, mantendo-se o seu propósito inicial e objetivos da criação, perfeitamente atuais e pertinentes na demanda de procurar melhorar a Saúde e bem-estar dos combatentes e seus familiares;
3. Salientando também a importância da Liberdade obtida no 25 de abril de 1974, que se traduziu no derrube da ditadura e implementação da democracia e consequentemente no cessar da guerra ultramarina, que mais uma vez como todas as Guerras causa numerosas baixas, complicações e problemas de saúde e sociais, que uma vez mais a LC tenta atenuar e mitigar. 
A cerimónia do 105.º Armistício e Centenário da LC foi assim encerrada, prosseguindo a celebração do 509.º aniversário do município de Vieira do Minho no auditório Municipal, seguida de uma exposição na Casa Do Lamas, onde se destaca os materiais referentes à I Guerra Mundial cedida gentilmente a título de empréstimo pelo Primeiro-sargento José Silva, membro da direção do Núcleo de Braga da LC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui